Reflexões

Aflição e amargura, porém socorro através da oração

Pastor José Fernandes

São Paulo, 20 de setembro de 2024.

Clínica de Nefrologia (Hemodiálise) Fresenius Medical Care!!!

REFLEXÃO

TEMA: "Aflição e amargura, porém socorro através da oração"

TEXTOS:: Sl 42:2,10; Sl 13:6 Is 27:2-3;Sl 91:1-4;

TEXTO: (Salmos13)

Este Salmo 13 é um Salmo maravilhoso dentre os 73 Salmos que o Rei Davi compôs é uma oração por ajuda na aflição. O que é aflição? É o que passamos dia a dia para Deus formar nosso caráter como o de Cristo, aflição é dificuldade, julgamento, dor, angústia, mas é bom que em momentos assim possamos reconhecer quem é o nosso Deus e quanto devemos confiar em sua plenitude.

Vamos ler este salmo 13 e vejamos lições preciosíssimas.

Até quando, ó Senhor, te esquecerás de mim? para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto?
Até quando encherei de cuidados a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia? Até quando o meu inimigo se exaltará sobre mim?
Considera e responde-me, ó Senhor, Deus meu; alumia os meus olhos para que eu não durma o sono da morte;
para que o meu inimigo não diga: Prevaleci contra ele; e os meus adversários não se alegrem, em sendo eu abalado.
Mas eu confio na tua benignidade; o meu coração se regozija na tua salvação.
Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem.

Aqui vemos um David invadido por problemas, um David reprimido, um David sobrecarregado, sentindo o peso das dificuldades, e, que não aguentava mais a provação que estava passando. Mas eis que de repente, soergue-se um Davi confiante na boa vontade de Deus. Nos perguntamos em momentos de aflição: Onde está O SENHOR DEUS? Amados e queridos irmãos, devemos entender que o SENHOR DEUS sempre permite esses momentos em nossas vidas, pois quer firmar em nós, um caráter cristão e inteiramente depende de DELE. Porque não dizer que, ao mesmo tempo devemos também entender que esses momentos passarão. Podemos até parecer um paradigma da miséria e desgraça. Para nossa felicidade, alegria e regozijo, nos transformamos no Protótipo da vitória e triunfo. Claro que no SENHOR DEUS é, somente NELE, Na Pessoa Gloriosa do Seu Filho JESUS CRISTO.

Sl 42:3,10 3 As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, porquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus? 10 Como com ferida mortal em meus ossos, me afrontam os meus adversários, quando todo o dia me dizem: Onde está o teu Deus?

Há muitas pessoas que ficariam alegres ao nos verem no chão e isso era exatamente o que os inimigos de David queriam, vê-lo afundado na lama e é por isso que ele diz: “Meus inimigos ficariam felizes se eu escorregasse.”  Mais tarde ele diz: “Mas eu confiei em Sua misericórdia; meu coração se regozijará em Sua salvação “. Davi estava confiando que Deus lhe daria a vitória sobre seus inimigos, apesar daquele momento amargo.

Nós terminamos com isto e ao mesmo tempo repetimos isto junto com o salmista: “o meu coração se regozija na tua salvação.

Sl 13:6 Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem”.

Isso é o que eu chamo de confiança e dependência no SENHOR DEUS?

Mas dando graças a Deus, mesmo sem receber o pedido.

Esperança, submissão e perseverança em crer e confiar, marcava o caráter de David. Mesmo nos percalços, agruras e intempérie, jamais devemos desanimar, perdendo nosso estímulo e motivação no SENHOR.

Is 27:2-3 Naquele dia, haverá uma vinha de vinho tinto; cantai-lhe. Eu, o SENHOR, a guardo e, a cada momento, a regarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia a guardarei.

Olha aí a confiança e prosperidade brotando no coração e sobressaindo triunfante, altaneiro e majestoso. Exteriorizando todo sentimento impoluto e garboso que lhe era peculiar.

Sl 91:1-4 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Omnipotente descansará. Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro; a sua verdade é escudo e broquel.

Meu cordial, fraternal e afetuoso abraço. Auguro à nobreza e digníssima família, semana de incontáveis vitórias, permeada por copiosas e perenes bênçãos.

Debaixo da graça, e, multidões das misericórdias do ALTÍSSIMO!

Pelos Laços do Calvário!

Shalom Aleikhen 🙌🏻🇧🇷

JFernandes 🤝😍📖✝️⚔️

OBS: Pastor José Fernandes faz estas reflexões enquanto se submete a sessões de hemodiálise. É pastor jubilado do Ministério do Belém - São Paulo/SP, foi secretário adjunto da CONFRADESPE.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.