Reflexões

Ao nascermos, nada trouxemos para este mundo

Pastor José Fernandes

São Paulo, 29 de Janeiro de 2024.

Clínica de Nefrologia (Hemodiálise) Fresenius Medical Care!!!

REFLEXÃO

TEMA: "Ao nascermos, nada trouxemos ao mundo"

TEXTOS: I Tm 6:6-8,9-11; Pv 1:18-19;Mt 16:26;Ec 5:15; Ne 8:10;Ct 1:4;Jó 1:21-22; Js 22:8;

I Tm 6:6-8 De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.

O Apóstolo dos gentios com muita maestria, alerta os seus alunos seguidores contra a avareza e amor desacerbado aos recursos materiais ( Dinheiro).

O objetivo desta epístola parece ser que, como Timóteo ficou em Éfeso, são Paulo lhe escreveu para dar-lhe instruções acerca da eleição de oficiais apropriados para a igreja, e para o exercício do ministério habitual. Além disso, para adverti-lo contra a influência dos falsos mestres que corrompem a pureza e a simplicidade do evangelho com distinções sutis e disputas intermináveis. Ele o exorta a ter um cuidado constante com a maior diligência, fidelidade e zelo. Estes temas para ele são relevantes. Instrui sobre grupos em particular; na última parte, condena as polêmicas e os debates, culpa o amor ao dinheiro e exorta o rico às boas obras.

I Tm 6:9-11 Mas os que querem ser ricos caem em tentação e em laços, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se esviaram da fé, e se traspassaram a si mesmo com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão.

Aqueles que fazem do cristianismo um comércio para servirem seus interesses e se locupletarem neste mundo serão desenganados, mas os que o considerem como sua vocação, acharão que têm a promessa da vida presente, e da vindoura. O piedoso certamente será feliz no outro mundo; e tem suficiente se está contente com sua condição neste mundo; toda a gente verdadeiramente piedosa está contente e feliz.

Pv 1:18-19 E estes armam ciladas contra o seu próprio sangue; e a sua própria vida espreitam. Tais são as veredas de todo aquele que se entrega à cobiça; ela prenderá a alma dos que a possuem.

Há um adágio que diz: "O dinheiro é um excelente escravo; também é um péssimo patrão". Em outras palavras um excelente servo, mas péssimo Senhor.

"Ou você faz o dinheiro trabalhar por você, ou você nunca vai parar de trabalhar por ele". (Thiago Nigro).

Muitos no afã de terem ganhos pecuniários até perderam a fé, isto em virtude da desonestidade, extrapolaram em suas busca exacerbada de auferir ganhos obscuros e Vantajosos.

Olha as Palavras que saíram dos Lábios Sacro Santos do nosso SENHOR:

Mt 16:26 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?

Alcançar riquezas, boa posição, boa situação econômica e social é o sonho de virtualmente todas as pessoas nesta terra, vivendo confortavelmente, quem não quer viver sem escassez? Todos nós queremos viver uma vida tranquila, sem preocupações. Mais, quão ruim é quando essas riquezas vêm e nos esquecemos de que tudo o que temos é um empréstimo que Deus nos fez e que algum dia não seremos capazes de desfrutá-lo.

Ec 5:15 Como saiu do ventre de sua mãe, assim nu voltará, indo-se como veio; e nada tomará do seu trabalho, que possa levar na sua mão.

Neste mundo existem pessoas muito ricas, tão ricas que já perderam a soma de quanto têm no banco, no entanto, algumas dessas pessoas acham difícil ajudar os necessitados, que não criaria nenhum desequilíbrio nas suas finanças e aqui é onde isso se torna um amor profundo por o dinheiro, e Jesus disse que ninguém pode servir a dois senhores, então, ele vai amar um e odiar o outro, e isso se refere ao amor ao dinheiro.

Ne 8:10 "Disse-lhes mais: Ide, e comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque esse dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força".

Somos seres gregários, como gregários, a ciência comprova que nós complementamos uns nos outros. Como tal, se faz necessário nos ajudarmos mutuamente.

Há um famoso ditado que diz: “Tudo o que sobe tem que é descer”. Então, assim como o dinheiro entra nas nossas mãos, ele pode ir, e se tivermos a oportunidade de fazer algo de bom com o que temos, então não devemos parar de fazer isso.

Martinho Lutero, um herói da fé cristã, foi caracterizado por ajudar os mais necessitados, muitas vezes, ele ficou sem nada para ajudar os outros.

O apóstolo Paulo disse: "Ouvimos da fé e da caridade..."

Cl 1:4 Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e da caridade que tendes para com todos os santos;

Poderíamos fazer uma seção falando sobre isso, já que a Bíblia fala em mais de uma ocasião. Jesus enfatizou isso, os provérbios também e aqui o apóstolo Paulo. E como não lembrar aquelas palavras que Jó falou na sua grande calamidade: “Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor.”

Jó 1:21- 22 e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR. Em tudo isto Job não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

Devemos ter muito claro isso, nós não trouxemos nada para este mundo e certamente nada nós levaremos conosco. Devemos ser felizes se temos abrigo e sustento, dando graças a Deus, sem reclamar, porque lembre-se, há pessoas que nem sequer têm isso e se também podemos ser uma bênção para essas pessoas, vamos fazê-lo!

Js 22:8 e falou-lhes, dizendo: Voltais às vossas tendas com grandes riquezas, e com muitíssimo gado, com prata, e com ouro, e com metal, e com ferro, e com muitíssimas vestes; reparti com vossos irmãos o despojo dos vossos inimigos.

Meu cordial, fraternal e afetuoso abraço. Auguro à nobreza e digníssima família, semana de incontáveis vitórias, permeada por copiosas e perenes bênçãos.

Debaixo da graça, e, multidões das misericórdias do ALTÍSSIMO!

Pelos Laços do Calvário!

Shalom Aleikhen 🙌🏻🇧🇷

JFernandes 🤝😍📖✝️⚔️

OBS: Pastor José Fernandes faz estas reflexões enquanto se submete a sessões de hemodiálise. É pastor jubilado do Ministério do Belém - São Paulo/SP, foi secretário adjunto da CONFRADESPE.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.