Reflexões

Resgatados, transformados e renovados

Pastor José Fernandes

São Paulo, 12 de Fevereiro de 2024.

Clínica de Nefrologia (Hemodiálise) Fresenius Medical Care!!!

REFLEXÃO

TEMA: "Resgatados, transformados e renovados"

TEXTOS: I Pd 2:9-10; I Pd 1:18-19;I Jo 1:6-7; Is 35:10; II Co 5:17-18; Rm12:1-3;I Pd 3:14-16;

I Pd 2:9-10 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.

O Cânon Sagrado (Bíblia) é enfático em expor com clareza, denotando toda a preciosidade das doutrinas essenciais para nosso jornadear. Deixando claro a vida pregressa antes da gloriosa salvação no Senhor JESUS CRISTO. Como é maravilhoso a situação de quem recebe nova vida. Presente dAquele que deu a vida na ignominiosa cruz por nós. Resgatando-nos do Inferno e da maldição do pecado.

I Pd 1:18-19 Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,

As mesmas grandes doutrinas das epístolas de são Paulo são aqui aplicadas aos mesmos propósitos práticos. Esta epístola é notável pela doçura, a bondade e o amor humilde com que está escrita. Dá um resumo, breve embora claro, das consolações e das instruções necessárias para estimular e dirigir o cristão em sua viagem ao céu, elevando seus pensamentos e seus desejos a essa felicidade e fortalecendo-o em seu caminho contra a oposição procedente da corrupção interior e das tentações e aflições exteriores.

I Jo 1:6-7 Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.Mas se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

Recomendação de um temperamento que corresponda com o caráter cristão do nascido de novo.

Novo nascimento demanda mudança de vida; mundaça de comportamento; mudança de atitudes e hábitos.

Is 35:10 E os resgatados do SENHOR voltarão e virão a Sião com júbilo; e alegria eterna haverá sobre a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.

II Co 5:17-18 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação.

Comenta-se particularmente a maneira com que fora recebida a carta que são Paulo escrevera com anterioridade; esta foi tal que encheu seu coração de gratidão a Deus, que o capacitou para desempenhar tão plenamente seu dever para com eles. Muitos haviam mostrado sinais de arrependimento e emendado sua conduta, mas outros ainda continuavam a seus falsos mestres; e como o apóstolo retrasava sua visita, por não desejar tratá-los com severidade, o acusaram de leviandade e mudança de conduta; além disso, de orgulho, vanglória e severidade, e falavam dele com desprezo. Nesta epístola achamos o mesmo afeto ardente pelos discípulos de Coríntios que na anterior, o mesmo zelo pela honra do Evangelho, e a mesma ousadia para a repreensão cristã.

Deus jamais deixou seu povo sem repreensão, a repreensão e a disciplina faz parte da vida cristã. Vida renovada e transformada experiência vivida das novas criaturas no Senhor CRISTO JESUS.

Rm 12:1-3 ROGO-VOS pois irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Porque pela graça, que me é dada, digo a cada um de entre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

Os crentes devem consagrar-se a Deus. Ser humildes, e usar fielmente seus dons espirituais em seus respectivos postos.

Tendo terminado o apóstolo a parte de sua carta em que argumenta e prova diversas doutrinas que são aplicadas praticamente, aqui apresenta deveres importantes a partir dos princípios do Evangelho. Ele roga aos romanos, como irmãos em Cristo, que pelas misericórdias de Deus apresentem seus corpos em sacrifício vivo a Ele. Este é um poderoso chamado. Recebemos diariamente do Senhor os frutos de sua misericórdia. Apresentemo-nos; todo o que somos, todo o que temos, todo o que fazemos, porque depois de tudo, que tanto é em comparação com as grandes riquezas que recebemos? É aceitável a Deus: um culto racional, pelo qual somos capazes e estamos preparados para dar razão, e o entendemos.

I Pd 3:14-16 Mas também se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis; Antes santificai a Cristo, como SENHOR, em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós: Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo.

A conversão e a santificação são a renovação da mente; mudança, não da substância, sena das qualidades da alma. O progresso na santificação, morrer mais e mais para o pecado, e viver mais e mais para a justiça, é executar esta obra renovadora, até que é aperfeiçoada na glória. O grande inimigo desta renovação é conformar-se a este mundo. Cuidem-se de formar-se planos para a felicidade, como se ela estiver nas coisas deste mundo, que logo passam. Não caiam nos costumes dos que andam nas luxúrias da carne, e se preocupam com as coisas terrenas. A obra do Espírito Santo começa, primeiramente, no entendimento, e se efetua na vontade, nos afetos e na conversação, até que há uma mudança em todo o há a semelhança de Deus, no conhecimento, a justiça e a santidade da verdade. assim, pois, ser piedoso é apresentar-nos a Deus.

O orgulho é um pecado que está em nós por natureza; necessitamos sermos advertidos e armados em sua contra. Todos os santos constituem um corpo em Cristo que é a Cabeça do corpo, e o centro comum de sua unidade. No corpo espiritual há alguns que são aptos para uma classe de obra, e são chamados a ela; outros, para outra classe de obra. Devemos realizar todo o bem que pudermos, uns aos outros, e para proveito do corpo. Se pensarmos devidamente nos poderes que temos, e quão longe estamos de aproveitá-los apropriadamente, isso nos humilharia. Porém, como não devemos estar orgulhosos de nossos talentos, devemos cuidar-nos, não seja que sob pretexto de humildade e abnegação sejamos preguiçosos em entregar-nos para benefício dos outros. não devemos dizer "não sou nada, portanto, ficarei quieto e nada farei"; senão "não sou nada por mi mesmo e, portanto, me darei ao máximo no poder da graça de Cristo". Sejam quais forem nossos dons ou situações, tratemos de ocupar-nos humilde, diligente, alegremente e com simplicidade, sem buscar nosso próprio mérito ou proveito, senão o bem de muitos neste mundo e no vindouro.

Meu cordial, fraternal e afetuoso abraço. Auguro à nobreza e digníssima família, semana de incontáveis vitórias, permeada por copiosas e perenes bênçãos.

Debaixo da graça, e, multidões das misericórdias do ALTÍSSIMO!

Pelos Laços do Calvário!

Shalom Aleikhen 🙌🏻🇧🇷

JFernandes 🤝😍📖✝️⚔️

OBS: Pastor José Fernandes faz estas reflexões enquanto se submete a sessões de hemodiálise. É pastor jubilado do Ministério do Belém - São Paulo/SP, foi secretário adjunto da CONFRADESPE.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.