Estudos Bíblicos

A teologia da batalha espiritual

ESEQUIAS SOARES DA SILVA*

A TEOLOGIA DA BATALHA ESPIRITUAL

Pr. Esequias Soares da Silva

Uma análise dos erros e acertos do ensino que tem criado muitas dúvidas entre os membros das igrejas evangélicas

Análise do tema Batalha Espiritual, aqui, enfoca o conjunto de crenças e práticas neopentecostais, mas que vem alcançando espaço em nosso arraial. São inovações provenientes de várias fontes: erros de interpretação de textos bíblicos, experiências pessoais e revelações de origem estranha. Trata-se de distorção doutrinária que está muito em voga na mídia evangélica e que, nos últimos anos, vem recebendo aceitação de muitos líderes desavisados.

[yt_youtube url="https://www.youtube.com/watch?v=FFR5cRY84Ms" width="600" height="400" responsive="yes" autoplay="no" ]

REALIDADE DA BATALHA ESPIRITUAL

É verdade que no trabalho da pregação do Evangelho ocorrem muitos fenômenos inexplicáveis. Reconhecemos que os demônios existem. Eles são reais e manifestam-se de várias maneiras, principalmente nas pessoas possessas. Tais espíritos precisam ser expulsos. É verdade, que oração e jejum são indispensáveis e muito importantes na vida do crente, principalmente, quando se encontra numa situação dessa. Esses fatos são atestados nos Evangelhos (Mateus 12.22; 17.19-21).

Antes de sair a campo para evangelização, devemos orar, pedindo a Deus que prepare o campo para a semeadura. Oração e jejum por uma cidade ou um bairro a serem evangelizados são como tropas de artilharia, que primeiro destrói a fortaleza do inimigo, como na guerra, destruindo pontes, aeroportos, rodovias, centrais elétricas, emissoras de rádio e televisão, para que depois as tropas de infantaria possam completar o trabalho.

No plano espiritual há muita semelhança (2Coríntios 10.4). Orar, também, para que o Espírito Santo prepare cada coração para ouvir o Evangelho é muito importante, porque é o próprio Espírito quem convence o homem do pecado (João 16.8).

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: https://pentecostalismo.wordpress.com/2008/07/06/teologia-da-batalha-espiritual/ Acesso em 28 dez. 2018

* Presidente das Assembleias de Deus em Jundiaí/SP e presidente da Comissão de Apologética da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) e comentarista das Lições Bíblicas da Casa Publicadora das Assembleias de Deus

Copyright © 2003 - 2020 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.