ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024
Pré-Adolescentes: A Bíblia, um livro inspirado
COMENTARISTA: CARLOS ALEXANDRE RIBEIRO
COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 8 – DEUS E SUA IGREJA
INTRODUÇÃO
Concluímos na lição passada, a forma como Deus se revelou a humanidade, tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento.
No Antigo Deus se revelou principalmente por meio do Povo de Israel, povo este escolhido para levar o nome de Deus as demais nações que não o conheciam.
Mas Israel falhou em sua missão, porque quebrou as alianças que Deus fez, já no Novo Testamento. Deus reafirmou o seu propósito formando em Cristo um novo povo, que cumprisse esse propósito; a Igreja de Cristo
1- O propósito de Deus para com a igreja
Ter um propósito é ter um alvo a ser atingido e todos nós devemos ter propósitos em nossas vidas. Deus também tem um propósito para a Sua igreja e quer que ela o alcance para que Seu desejo se realize em relação a nós os Seus filhos.
O propósito de Deus em relação à igreja é que ela seja um povo especial, zeloso de boas obras (Tito 2.14). Um organismo vivo e vencedor sobre o pecado, a morte e o inferno (I Coríntios 11.25-27; Romanos 6.22; Mateus 16.18). Uma comunidade de adoradores que O amam e O servem por amor, vivendo para refletir a Sua glória e o testemunho da salvação em Jesus.
De igual forma Deus deseja que amemos e sirvamos uns aos outros. Ele almeja que sejamos totalmente unidos por meio de nossa fé e comunhão com Jesus, tanto quanto possamos viver na plenitude do Espírito Santo e sermos por Ele guiados (João 13.34,35; 16.13,14; 17.21-23; Efésios 5.18). Ele quer que sejamos firmes, constantes e abundantes na Sua obra (I Coríntios 15.58).
Já imaginou o que Deus pode fazer através de uma igreja, isto é, um corpo de crentes totalmente entregues a Ele? O fato é que o propósito de Deus para a igreja deve ser também o propósito da igreja para com Deus. Aquilo que Deus quer alcançar através da igreja é o que ela deve ser para ser a igreja de Deus vivo, coluna e firmeza da verdade (I Timóteo 3.15).
Quando o evangelista D. L. Moody ouviu a mensagem de que o mundo ainda estava para ver o que Deus pode fazer através de um homem cuja vida está entregue totalmente a Ele, ele então declarou: ‘eu serei esse homem’. E Deus o usou para impactar e salvar milhares de pessoas.
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profº Jair césar S. Oliveira