ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024
Pré-Adolescentes: A Bíblia, um livro inspirado
COMENTARISTA: CARLOS ALEXANDRE RIBEIRO
COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 10 – A BÍBLIA E O TESTEMUNHO DE JESUS
Texto da lição: Mateus 4.1-11
A Bíblia diz: A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou. João 14:21
Objetivos da lição
Demonstrar que Jesus viveu uma vida coerente com as escrituras.
Destacar que Jesus usou a Palavra de Deus para vencer a tentação
Defender que o testemunho de Jesus confirma a veracidade da Bíblia
Introdução
Após a morte de Cristo, Seus seguidores ficaram confusos e em dúvida.
Como isso pôde acontecer? O que significava a Sua morte? De acordo com Lucas, Jesus apareceu a eles duas vezes, primeiramente a dois que estavam a caminho de Emaús e depois a outros. Em duas ocasiões diferentes,
Jesus explicou como tudo havia se cumprido das profecias do Antigo Testamento: “E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a Seu respeito constava em todas as Escrituras” (Lc 24:27).
Novamente em Lucas 24:44, 45, Ele disse: “São estas as palavras que Eu vos falei, […]: importava se cumprisse tudo o que de Mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”. Jesus “então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras”.
Observe a referência específica em Lucas 24:27 a “todas as Escrituras”.
Isso foi enfatizado novamente na segunda passagem como a “Lei de Moisés”, os “Profetas” e os “Salmos” (Lc 24:44). Isso estabelece claramente que Jesus, o Verbo encarnado (Jo 1:1-3, 14), confiava na autoridade das Escrituras para explicar como essas coisas foram preditas centenas de anos antes.
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profº Jair césar S. Oliveira