ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2020 - EDIÇÃO ESPECIAL
Tema: A Bíblia e a Ciência
Comentarista: Niedja de Mello
*** CPAD disponibiliza gratuitamente revistas edição especial deste trimestre***http://www.cpadnews.com.br/assembleia-de-deus/50789/cpad-disponibiliza-gratuitamente-edicao-especial-online-de-revista-infantojuvenil.html
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 7 – DOENÇA? TÔ FORA!
- Apresentem o título da lição, escrevendo num quadro: Doença? Tô fora!
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Desenrole que aparece!
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Desenrole que aparece!
Objetivos:
Estudar sobre os milagres de Jesus.
Reconhecer que Jesus cura nos dias atuais.
Oportunizar momentos de socialização das bênçãos recebidas e agradecimento a Deus.
Material:
01 rolo de papel do tipo picotado
01 caneta para cada aluno.
Observação: A ideia do uso do rolo de papel picotado não deve entendida como desmerecimento aos feitos divinos, mas uma proposta de desenrolar(abrir) e expor, tornando conhecida a quantidade de milagres efetuado por Jesus.
Procedimento:
Antes da aula:
Escrever o nome de cada milagre de Jesus em cada parte do rolo de papel picotado, sem separá-los.
Depois enrolem novamente o papel com cuidado.
Durante a aula:
- Apresentem o rolo de papel picotado e falem: O rolo de papel vai passar de mão em mão e cada pessoa deverá retirar a quantidade que desejar, lembrando que outras pessoas também precisarão dele. Enfatizem que o papel não servirá para uso de higiene.
- Solicitem que cada aluno conte quantas partes picotadas ele tem. Façam a soma e falem: Esta quantidade de milagres é somente uma parte dos milagres de Jesus.
- Falem: Vamos ver agora, quais foram estes milagres?
Então peçam para que cada aluno leia os nomes dos milagres que ele tem escrito nos pedaços de papel.
Falem: Estes milagres foram realizados por Jesus, mas Ele continua operando milagres. Vocês já receberam algum milagre ou conhecem alguém da família que recebeu?
- Agora, orientem para ele escrever, de forma objetiva, uma bênção que ele recebeu ou um milagre recebido por alguém da família em uma parte do papel.
Exemplos:
01 parte do papel: 01 bênção.
04 partes do papel: 04 bênçãos.
- Estipulem no máximo 05 minutos para isto.
- Depois, escolham um aluno que tem poucas partes do papel e outro que tem muitas e solicitem que socializem o grupo as bênçãos recebidas.
- Orientem os alunos para que não descartem o papel e socializem em casa o objetivo da dinâmica e incentivem que os familiares também realizem a enumeração das bênçãos recebidas.
- Leiam, Salmo 40.05: “Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti: eu quisera anunciá-los e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar”.
Ideia original da utilização do rolo de papel picotado para outros tipos de dinâmica: desconhecida
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2020/08/sugestoespara-as-licoes-de-pre_10.html Acesso em 12 ago. 2020