ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2020 - EDIÇÃO ESPECIAL
Tema: A Bíblia e a Ciência
Comentarista: Niedja de Mello
*** CPAD disponibiliza gratuitamente revistas edição especial deste trimestre***http://www.cpadnews.com.br/assembleia-de-deus/50789/cpad-disponibiliza-gratuitamente-edicao-especial-online-de-revista-infantojuvenil.html
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 6 – A BÊNÇÃO DOS ALIMENTOS
- Apresentem o título da lição, escrevendo num quadro:
- Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “O Cardápio”.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para concluir, aproveitando o tema da aula, que tal oferecer um lanche para os alunos?
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Cardápio
Objetivos:
Montar um cardápio a gosto dos alunos
Analisar as escolhas dos alunos e incentivar o consumo de alimentos e líquidos saudáveis
Material:
Figuras de alimentos e líquidos variados saudáveis e não saudáveis que podem ser consumidos no café da manhã, almoço, janta e lanches.
Obs: as figuras podem se repetir
04 pratos descartáveis grandes
04 tubos de cola
Papéis em tamanho pequeno(5 x 5 cm, por exemplo)
04 canetas
Procedimento:
- Coloquem sobre uma mesa as figuras de alimentos e líquidos variados conforme descrição no item material. Também os papéis e as canetas.
- Dividam a turma em 03 grupos.
- Falem:
O grupo 01 será “Café da manhã”
O grupo 02 será “Almoço”
O grupo 03 será “Janta”
Grupo 04 será “Lanches”
- Falem: Como assim? Pois é, vocês vão montar um cardápio utilizando estas figuras de alimentos e líquidos(apontem paras as figuras).
- Entreguem para cada grupo um prato descartável grande e 01 tubo de cola.
- Falem: Cada grupo vai escolher figuras dos alimentos e líquidos que costumam consumir e colar no prato.
- Falem: Se o alimento ou líquido que vocês gostam não estão aqui na mesa, escrevam nestes papéis os nomes deles e colem no prato.
- Falem: Agora, vocês podem começar.
- Estipulem um tempo para isto(sugiro 10 minutos).
- Depois, recebam dos grupos os 04 pratos e coloquem num quadro na ordem:
café da manhã, almoço, janta e lanches.
- Peçam para que cada grupo apresente suas escolhas.
Certamente, aparecerão opções de alimentos e líquidos saudáveis e não saudáveis.
Analisem as escolhas dos grupos quanto a ser saudável ou não.
Não critique a escolha dos não saudáveis, para que os alunos não se sintam constrangidos. Mas, incentivem o consumo de alimentos e líquidos saudáveis.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2020/08/sugestoespara-as-licoes-de-pre.html Acesso em 04 ago. 2020