ASSEMBLEIA DE DEUS DE INDIANÓPOLIS - Sede do Setor 6 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2023
Juvenis: CONHECENDO OS FUNDAMENTOS DA FÉ CRISTÃ NAS EPÍSTOLAS GERAIS
COMENTARISTA: SAMUEL DE OLIVEIRA MARTINS
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 7 - A SANTIFICAÇÃO NECESSÁRIA
A epístola de Pedro foi escrita para as comunidades da Ásia Menor, região onde, atualmente, está ocupada pela Turquia.
Não há referências que Pedro tenha evangelizado esta região da Ásia Menor. Mas é possível que os crentes destas regiões tenham se convertido, no dia de Pentecostes, de acordo com Atos 2. Tais lugares são ali citados e Pedro foi o grande pregador daquele dia.
Tratava-se de comunidades formadas por colonos assentados pelo Império Romano, gregos e outros povos convertidos ao paganismo; além disto, havia alguns judeus e sírios que sempre estavam nas cidades comerciais. É uma carta dirigida a povos estrangeiros:
Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma. Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção. (I Pe 1.11,12) – versão NVI
Tais estrangeiros tinham o direito de residência, mas não possuíam cidadania. Tinham deveres, mas sem direitos nas cidades do Império Romano. Os peregrinos, ou estrangeiros, na melhor acepção do termo, não tinham direito à residência. Tudo isto ilustra como o cristão sente-se num mundo, onde os homens vivem de modo estranho aos projetos divinos, como é complicado vivenciar suas experiências de fé. Cada capítulo da epístola faz menção ao sofrimento dos salvos que vivem como estrangeiros/ peregrinos neste mundo e padecem as agruras de viver numa terra que não lhes pertence, onde suportam inúmeras tribulações antes de chegar à Terra Prometida, às Mansões Celestiais.
As cristãs e os cristãos nessa região, estimados em aproximadamente 80 mil, eram pessoas provenientes de diferentes lugares, culturas e costumes religiosos. Eram comunidades pobres, formadas, em sua maioria, por migrantes, forasteiros e outros estrangeiros residentes (1Pd 1,1; 2,11), provenientes de culturas não judaicas (1Pd 1,14-19; 2,11-12; 4,1-6.12-19).
Os forasteiros não pertenciam ao povo nem podiam ter casa no país. Os estrangeiros residentes tinham direito à moradia, mas também não eram bem-aceitos pela população nativa, não eram cidadãos, não podiam votar nem ter terra. Por outro lado, eram forçados ao serviço militar, estavam sujeitos a pagar tributos, taxas e o percentual pela produção.
Na primeira carta de Pedro, entre forasteiros e estrangeiros residentes, mencionam-se escravas e escravos (1Pd 2,18-20), alguns homens livres (1Pd 2,16), esposas de maridos não cristãos (1Pd 3,1-6), maridos de esposas não cristãs (1Pd 3,7), líderes (1Pd 5,13) e jovens (1Pd 5,5). (Marques, 2023)
O propósito, do apóstolo, era animar estes crentes a permanecerem firmes, porque a provação seria uma amostragem de que o ouro, provado no fogo, torna-se reluzente e motiva os demais a exaltarem os feitos de seu dono. Um dos maiores apóstolos, experiente nas provações, podia demonstrar, porque vivenciou a perseguição identificada nestas três modalidades:
1. Romanos: o apóstolo orienta a sujeição às autoridades - Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema, seja aos governantes, como por ele enviados para punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem. (I Pe 2:13,14)
2. Os judeus também provocam a perseguição: Então Pedro caiu em si e disse: "Agora sei, sem nenhuma dúvida, que o Senhor enviou o seu anjo e me libertou das mãos de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava". (Atos 12:11)
3. A população local agia de forma preconceituosa à medida que os cristãos se mostravam diferentes dos demais: No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante. Eles acham estranho que vocês não se lancem com eles na mesma torrente de imoralidade, e por isso os insultam. (1 Pe 4:3,4)
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA