ASSEMBLEIA DE DEUS DE INDIANÓPOLIS - Sede do Setor 6 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2023
Juvenis: CONHECENDO OS FUNDAMENTOS DA FÉ CRISTÃ NAS EPÍSTOLAS GERAIS
COMENTARISTA: SAMUEL DE OLIVEIRA MARTINS
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 4 - MAIS DO QUE VENCEDOR: PROVAS E TENTAÇÕES
Estudaremos, esta semana, a epístola de Tiago, que foi escrita com o propósito de nos apresentar ensinos práticos e éticos para a vida cristã. Estes ensinos deveriam demonstram que a fé é seguida pelas boas obras, pelas atitudes e importam numa conduta ideal do cristão, tal como Cristo doutrinou no Sermão do Monte.
Trata-se de uma das Epístolas Gerais, tais como Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas. Elas foram escritas no período de perseguição à Igreja e de apostasia, quando muitos abandonaram e deixaram a fé de forma consciente, rejeitando definitivamente a Palavra de Deus. Mas este quadro começou a mudar m torno de 60 d.C., quando os crentes tiveram liberdade para pregar o Evangelho; no entanto foram mal compreendidos, pois o público romano, diante do poderio do Império, não assimilava a mensagem de que havia um Deus Invisível, um Salvador Ressurrecto e um julgamento futuro para dar um fim aos poderes políticos. Diante dos resultados da pregação e a conversão de muitos. A perseguição se acentua com a atuação do Imperador Nero que atua ferozmente contra os cristãos, prendendo e ordenando a morte / decapitação do apóstolo Paulo.
Neste contexto de hostilidade contra a Igreja, os principais objetivos das epístolas gerais eram encorajar os crentes nos tempos difíceis para preservarem a fé cristã, independentemente das circunstâncias. São epístolas sucintas, breves, que trazem informações de caráter extremamente valioso. Além disso, demonstram a situação da Igreja no Novo Testamento. Os autores eram de origem, ocupações e posições distintas, o que explica os diferentes estilos e pensamentos expressos na escrita.
É considerada como epístola universal porque não foi escrita apenas para uma igreja local: “Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde. ” (Tg 1.1). No início, Tiago a escreveu para cristãos judeus que viviam na Palestina (os cristãos no ano 40 d.C., que ainda se reuniam no templo, nas sinagogas e nas casas) e, posteriormente, fora de Jerusalém foram dispersos pela perseguição, após a morte de Estêvão (At 8.1). Estes crentes foram para a Fenícia, Chipre, Antioquia da Síria etc. As doze tribos dispersas começaram a viver o momento da diáspora (διασπορά), da dispersão, tornando-se o retrato de um grupo que sofria com a intolerância religiosa.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA