ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2022
Juvenis: Uma viagem pelo Novo Testamento
COMENTARISTA: EDILBERTO SILVA
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 5 – ENTENDENDO OS EVANGELHOS
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Entendendo os evangelhos. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Os Evangelhos”.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Os Evangelhos
Objetivo: Introduzir o estudo sobre os 04 evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.
Material:
04 cartolinas
06 pincéis atômicos: 04 pretos, 01 verde e 01 vermelho.
Procedimento:
Dias antes da aula:
Escolha um acontecimento que tenha ocorrido na igreja ou na sua cidade.
No dia da aula:
- Organizem os alunos em 04 grupos.
- Falem:
Recentemente aconteceu um fato “X” que foi de conhecimento de vocês.
Gostaria que vocês relatassem este acontecimento de forma objetiva, na cartolina.
- Entreguem para cada grupo 01 cartolina e 01 pincel atômico.
- Estipulem o tempo de 10 minutos para a atividade.
- Depois, 01 representante de cada grupo deve se posicionar diante da turma segurando a cartolina.
Os 04 alunos devem ficar a frente da classe ao mesmo tempo.
- Agora, vocês(professores) e os demais alunos precisam procurar nas 04 cartolinas:
Informações iguais: assinalar com um “X” usando pincel atômico de cor verde.
Informações diferentes: assinalar com um “X” usando pincel atômico de cor vermelha.
- Depois, falem: Vocês relataram de forma concisa o acontecimento “X” que era de conhecimento de todos.
Observamos que os 04 grupos tiveram pontos em comum e outros diferentes. Uns foram mais detalhistas, outros escolheram um determinado ponto de vista etc.
Isto também ocorreu com os 04 escritores dos evangelhos.
- Vamos entender melhor sobre isto?
- Então, comecem o estudo da lição.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/juveniscurriculo-2022-uma-viagem-pelo_24.html Acesso em 25 abr. 2022