ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022
Juvenis: Uma viagem pelo Antigo Testamento
COMENTARISTA: THIAGO PANZARIELLO
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 13 – QUATROCENTOS ANOS DE SILÊNCIO
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Quatrocentos anos de silêncio. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Para condução do estudo da lição, utilizem a dinâmica “Período Interbíblico”.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco os nomes dos personagens, palavras-chave desta lição para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Período Interbíblico
Objetivos:
Estudar o tema da aula de forma participativa, utilizando a Metodologia Ativa de Aprendizagem.
Realizar uma pesquisa sobre os 400 anos de silêncio e o período Macabeu,
Material:
Celular, notebook ou tablet dos alunos
01 quadro branco
01 marcador para quadro branco
01 mapa do império de Alexandre, o Grande
01 figura de um relógio antigo
O numeral 400 digitado em tamanho grande(fonte 100)
Dias antes da aula:
Solicitar aos alunos para que realizem uma pesquisa sobre os 400 anos de silêncio e o período Macabeu.
Divulgar a pesquisa no grupo de WhatsApp da turma e orientar que eles vão apresentar o que pesquisaram em um momento específico da aula.
No dia aula:
- Organizem um quadro com o mapa, o numeral 400 e a figura do relógio.
- Peçam para que os alunos se sentem formando um semicírculo próximo ao quadro com o material do item anterior.
- Solicitem para que os alunos falem o que pesquisaram sobre os 400 anos de Silêncio ou período Inter bíblico.
Observem atentamente o que eles afirmam. Corrijam ou acrescentem outras informações se necessário.
- Depois, apresentem o mapa do império de Alexandre(o Grande) e falem sobre esse império e sua importância para a propagação do evangelho.
- Em seguida, peçam para que os alunos falem o que pesquisaram sobre o período Macabeu.
- Para concluir, falem sobre a expectativa dos judeus com relação ao messias e, contrapondo, apresentem o que o texto bíblico afirma sobre Jesus.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/juveniscurriculo-2022-uma-viagem-pelo_24.html Acesso em 22 mar. 2022