ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Juvenis: Uma viagem pelo Antigo Testamento
COMENTARISTA: THIAGO PANZARIELLO
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 6 – O TEMPO DOS JUÍZES
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: O Tempo dos Juízes. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco os nomes dos personagens, palavras-chave desta lição para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para o desenvolvimento do estudo da lição, utilizem a dinâmica “Tempo dos juízes”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Período dos juízes
Objetivo:
Realizar uma pesquisa sobre os juízes Gideão, Sansão e Samuel, utilizando a Metodologia Ativa de Aprendizagem.
Material:
Celular, notebook ou tablet dos alunos
01 quadro branco
01 marcador para quadro branco
01 mapa para localizar Israel
01 figura de um relógio antigo
Procedimento:
Dias antes da aula:
Solicitar aos alunos para que realizem uma pesquisa sobre 03 juízes: Gideão, Sansão e Samuel.
Divulgar a pesquisa no grupo de WhatsApp da turma e orientar que eles vão apresentar o que pesquisaram em um momento específico da aula.
No dia aula:
- Escrevam no quadro a expressão “tempo dos juízes” e falem sobre o assunto para os alunos, utilizando os recursos didáticos: mapa, relógio, quadro branco.
Mapa para localizar Israel; o relógio para falar do tempo em que ocorreu a atuação dos juízes; o quadro para escrever alguma palavra ou fixar o mapa e a figura do relógio.
- Depois, organizem os alunos em círculo e peçam para que os alunos falem o que pesquisaram sobre Gideão, Sansão e Samuel.
Escrevam no quadro o nome Gideão e à medida que eles falarem sobre o personagem, escrevam alguma informação apontada pelos alunos.
Isto deve acontecer também com o personagem Sansão e Samuel.
- Para concluir, leiam:
“E, quando o Senhor lhes levantava juízes, o Senhor era com o juiz, e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o Senhor se compadecia deles pelo seu gemido, por causa dos que os oprimiam e afligiam”(Juízes 2:18).
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/juveniscurriculo-2022-uma-viagem-pelo_24.html Acesso em 01 fev. 2022