ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Juvenis: Uma viagem pelo Antigo Testamento
COMENTARISTA: THIAGO PANZARIELLO
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 6 – O TEMPO DOS JUÍZES
Vimos, no último parágrafo do comentário anterior, que Josué foi chamado de modo semelhante a Moisés: teve que tirar a sandália dos pés porque estava pisando em terreno santo para falar com o Comandante do Exército do Senhor, com o nosso Deus. Prostrado diante de Deus e em pé diante do povo, ele obteve o respeito e o reconhecimento de sua liderança. Para obter esta autoridade oriunda do Alto, foi necessário render-se ao Senhor de Todo Poder. O líder precisa estar firme no exercício da vontade divina, mesmo que as circunstâncias estejam difíceis.
A eficácia da liderança está no cumprimento dos mandamentos divinos. Quando deixam de atentar para a vontade divina, muitos líderes fracassam, pois ao atentarem para a vontade do povo, deixam de ser homens de Deus, querendo ser homens do povo.
O êxito do ministério não está no triunfo revelado em riqueza e extensão de atividades, quantidade de congregações, programas de rádio e televisão, tamanho e luxo das igrejas etc. Se o líder não for comprometido e reverente às leis do Senhor, nada disto importa.
Josué executou a missão porque foi comissionado por Deus. Como servo de Deus, assumiu a responsabilidade de ouvir a vontade divina e transmiti-la ao povo de Israel, como profeta do Senhor. Uma posição espiritual de quem tinha intimidade espiritual com o próprio Deus: “Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.” (Jo 15:15)
Os líderes eficazes convocam o povo à santidade, ao compromisso com as leis divinas, pois o que foi proposto pelo Senhor deve ser obedecido. A integração e a interdependência eram valorizadas no povo de Israel e entre as tribos. Os valores sociais coletivos eram cultivados. Por isto, quando um israelita pecava, todo o povo assumia a responsabilidade pela transgressão cometida.
O compromisso de obediência, assumido, contribuía para o crescimento da fé da comunidade israelita. A fé daquele líder também cresceu a partir da sua submissão a Deus e do seu antecessor, Moisés. Esta fé irradiava todo o exército tal como a aurora que inflama a rústica paisagem daquele cenário de guerra.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA