CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022
Juvenis: Uma viagem pelo Antigo Testamento
COMENTARISTA: THIAGO PANZARIELLO
COMENTÁRIO: PROFº GABRIEL FRANCISCO DA SILVA SANTANA
LIÇÃO Nº 1 – A ORGANIZAÇÃO DOS LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO
I - A BÍBLIA
Não se trata de um conjunto mítico, uma saga de heróis, ou um conjunto de fábulas da antiguidade agrupados numa coletânea. A Bíblia não é um amontoado de manuscritos com o objetivo de contar a história do mundo, não é um livro de biologia, paleontologia ou geologia. A Bíblia é a inerrante e infalível Palavra de Deus. Todavia, paradoxalmente, embora não seja um livro fruto da sabedoria humana, ou uma obra literária que visa promover o conhecimento antropocêntrico, ela possui respostas para qualquer coisa.
Quer saber sobre finanças? Leia a Bíblia!
Direito? Leia a Bíblia!
Origens do Universo? Leia a Bíblia!
Sabedoria? Leia a Bíblia!
Casamento? Leia a Bíblia!
Psicologia? Leia a Bíblia!
Sociologia? Leia a Bíblia!
Filosofia? Leia a Bíblia!
Biologia? Leia a Bíblia!
Teologia? Leia a Bíblia!
Sobre o futuro do mundo? Leia a Bíblia!
Regras sanitárias? Leia a Bíblia!
História e Geografia? Leia a Bíblia!
Etc., etc., e etc.
A origem da palavra bíblia é remota. A forma mais antiga de livro de que se tem notícia era um rolo de papiro, planta abundante às margens do rio Nilo, usada pelos antigos egípcios, gregos e romanos para escrever. A palavra grega para papiro era “biblos”, derivada do nome do porto fenício de Byblos, hoje Jubayl, Líbano, através do qual o papiro era exportado. O plural de biblos em grego era ta biblía, que significava literalmente “os livros”, e que acabou entrando para o latim eclesiástico para designar o conjunto de livros sagrados que compõem a Bíblia.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFº GABRIEL FRANCISCO DA SILVA SANTANA
[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]