Juvenis

Lição 10 - A dimensão futura e presente do Reino III

ASSEMBLEIA DE DEUS CANAÃ - FORTALEZA/CE

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2020

Juvenis: Jesus e o reino de Deus

COMENTARISTA: MARCOS TEDESCO

COMENTARISTA: EV. JOSÉ LUCAS NETO

LIÇÃO Nº 10 – A DIMENSÃO PRESENTE E FUTURA DO REINO

INTRODUÇÃO

O Reino de Deus é adimensional existindo por si só no plano espiritual e material. Nesta lição estudaremos sobre a natureza do reino de Deus, uma visão cronológica deste reino no tempo presente e futuro e sua representatividade viva e eficaz na terra.

I – QUAL É A NATUREZA DO REINO DE DEUS ?

A natureza universal do Reino de Deus de forma mais abrangente consiste no governo soberano de Deus sobre toda a criação de forma atemporal, ou seja, eterna, onde o Senhor cuida de todas as coisas, detêm todo o poder, é servido pelos principados e potestades celestiais e deseja com todo amor que todos os homens lhe obedeçam e o amem de corpo, alma e espírito.(Sl 103:1-22)O Reino de Deus no tempo presente é manifestado pelas virtudes cristãs de uma pessoa que obedece e pratica os preceitos divinos, logo, o reino de Deus está dentro desta pessoa, considerando que estas virtudes são ampliadas para uma comunidade, povo, nação.(1 Co 4:20).

O Reino de Deus no tempo futuro será a consolidação pragmática da salvação e vida eterna, onde os que aceitaram o plano de salvação na base vicária da morte de Cristo viveram eternamente com o Senhor Jesus na paz e vida abundante em Cristo

A igreja universal cristã, também representa o reino de Deus, pois, dela se origina sacerdotes e discípulos de Jesus que tem a missão de proclamar a Palavra de Deus para a salvação e vida eterna da humanidade materializando este reino diante da sociedade se mostrando com valores diferenciados, idôneos e santos (Cl 1:12-23).

II - O REINO DE DEUS NO TEMPO PRESENTE

Cristo é o nosso Salvador e Senhor, sendo a Bíblia permeada, especialmente em cada livro, da profecia do Messias que inauguraria o reino de Deus nos corações dos homens experimentada pela transformação espiritual dos que creem em Jesus, através da proclamação do reino de Deus e consolidado este reino de forma material no milênio, também conhecido como o governo de Cristo na terra por mil anos. (Ap 20:6)

A mensagem do Evangelho de Cristo traz em seu bojo que todo homem é pecador e carece da glória de Deus, sendo o salário do pecado a morte, ou seja, a total e eterna separação de Deus, porém foi pela morte de Cristo Jesus na cruz do Calvário, que temos o dom gratuito da salvação tipificada pela vida eterna. (Rm 3:23; Rm 6:23).

Cristo nos libertou da mais profunda sepultura que é o inferno (viver eternamente separado de Deus em sofrimento). Jesus pela graça (favor imerecido) tipificada pela sua morte na cruz nos salvou da condenação eterna, propiciando a toda a humanidade a condição de se reconciliar com Deus e assim obter a salvação e a vida eterna (vida próspera e abundante com Deus para sempre).(Ef 2:1-10)

Esta salvação está ao alcance de qualquer ser humano bastando que este absorva em seu coração o plano de Salvação, reconhecendo ser um pecador que precisa da salvação em Cristo Jesus e a partir deste ponto se arrepender dos seus pecados e aceitar a Cristo como seu Salvador, porém, é preciso também reconhecer Cristo como o seu Senhor e esta última condição é alcançada mais rapidamente quando desenvolvemos em nosso coração as nove virtudes do Espírito Santo. (Gl 6:22)

III - O REINO DE DEUS NO TEMPO FUTURO

1. DESCRIÇÃO DA VOLTA GLORIOSA DE CRISTO COM A SUA IGREJAO Nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo virá na segunda fase de sua volta a este planeta de forma gloriosa montado num cavalo branco tendo olhos como de chama de fogo, usando coroas reais possuindo um nome secreto que só Ele sabe, vestido num manto tinto de sangue acompanhado dos santos, (a igreja), montados em cavalos brancos com vestiduras brancas e puras de linho finíssimo. Jesus Cristo em seu manto e na sua coxa terá uma inscrição, a saber: "Rei dos Reis e Senhor dos Senhores", e da sua boca sai uma espada afiada para ferir as nações. (Ap 19:11-16)

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2013/04/notas_2t_2017_juvenis_lic3a7c3a3o-10_a-dimensc3a3o-presente-e-futura-do-reino.pdf Acesso em 03 jun. 2017.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.
Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.