ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL-RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2021
JUVENIS: QUESTÕES DIFÍCEIS DE NOSSO TEMPO
COMENTARISTA: ADRIANO LIMA
COMENTARISTA: PROFª. SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 3 – O CRENTE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
- Apresentem o título da lição: O Crente e os Movimentos Sociais.
- Em seguida, apliquem a dinâmica “Contrastes”.
- Organizem os alunos em círculo. Nesta Roda de Conversa, falem e reflitam sobre as reivindicações sociais realizadas ultimamente no Brasil, a forma como têm sido feitas e os resultados efetivos delas.,/p>
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Dinâmica: Contrastes
Objetivo: Refletir sobre as injustiças sociais e o papel do cidadão na sociedade de contrastes.
Material:
02 cartolinas
Figuras e/ou reportagens que retratem justiça e injustiça social
02 tesouras
02 tubos de cola
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Fixem as duas cartolinas no quadro ou na parede, já com a identificação: Justiça Social em uma e Injustiça Social na outra.
- Solicitem para os alunos observarem as figuras e reportagens e colem cada uma na cartolina que faz referência ao título. Com certeza, haverá mais figuras e reportagens alusivas a injustiça social, infelizmente. Mas, esta é a sociedade que temos.
- Peçam aos alunos que observem os contrastes entre os dois cartazes.
- Então, perguntem:
Quais atos políticos vocês podem citar para que haja justiça social nestes exemplos estampados nos cartazes?
Qual tipo de sociedade queremos?
- Para encerrar, aproveitem a oportunidade e falem para os alunos sobre as escolhas dos candidatos no processo eletivo e possibilidades de reivindicação por justiça social.
“Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, por que serão fartos” Mateus 5.6,/p>
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/2018/04/juvenis-curriculo-do-ano-1-questoes_9.html Acesso em 09 abr. 2018