ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2025
Juvenis: Uma viagem pelo Novo Testamento
COMENTARISTA: EDILBERTO SILVA
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 6 – O EVANGELHO DE MATEUS
Como é do conhecimento de todos, o primeiro livro do Novo Testamento está fazendo a conexão entre o Antigo e o Novo Testamentos. Atribuído a Mateus, também conhecido como Levi, este evangelho foi escrito no período de 70-80 d.C. Ele inicia o texto registrando a genealogia de Jesus com o fim de destacar a sua ascendência judaica, porque Ele é o Messias prometido ao povo judeu.
Mateus faz relatos detalhados de todo o ministério de Cristo Jesus, desde o seu nascimento, apontando aspectos do ministério público até sua morte e ressurreição. Ele nos faz compreender quem é pessoa de Jesus não apenas pela narrativa das palavras e obras do Mestre, pois interpreta o sentido delas, permitindo a compreensão da parte do leitor. Demonstra preocupação com o entendimento relativo aos ensinos do Senhor Jesus e, por isto, reserva longas seções do Evangelho para os discursos, parábolas e textos orientativos do Salvador. Ele veio para apontar os caminhos da salvação e conduzir o homem ao Reino de Deus. Para atender a esta desígnio santo, o Filho do Homem veio instruir-nos quanto aos fatores primordiais para a formação e crescimento da Igreja.
O texto de Mateus demonstra como Cristo agrupou os primeiros discípulos e ensinou como deveriam proceder em seu discipulado e na nova vida cristã. O evangelho é o sermão de um pastor que está em busca do seu rebanho, mostrando quais são os melhores caminhos pra estar bem nutrido e satisfeito com a trajetória que escolheu seguir.
Champlim (2001, p.533) destaca que Mateus pode ter usado fontes de informações distintas de Marcos e de Lucas para escrever o seu evangelho; no entanto, segue a ordem lógica dos fatos apresentados por Marcos. Ele enfatiza algumas circunstâncias específicas do ministério de Jesus que os outros evangelistas não citaram. Podemos registrar o Sermão da Montanha, muito mais detalhado e as parábolas, os evidenciam a preocupação em explicitar o ministério de Cristo como o Profeta que haveria de vir, o Mestre por excelência, que trazia a palavra de Deus para o povo. Era a missão de Moisés. O Messias se apresenta como o Novo Legislador (“Eu, porém, vos digo - Mt 5. 28, 34, 39) para fazer uma leitura da Lei segundo os propósitos da graça.
Quanto às diferenças nos textos, Leonel (2024, p.14) destaca que o texto de Mateus não cita o nome de Jairo no corpo do texto, apenas a tradução ARA o faz no intertítulo como o postaremos numa foto:
Em 9.23-26 a ARA traz em seu intertítulo uma informação que não consta no evangelho de Mateus: o nome do pai da menina ressuscitada por Jesus –Jairo. Na realidade, o nome consta nos evangelhos de Marcos (5.22) e de Lucas (8.41). Mais uma vez os editores sacrificam a narratividade ao trazer um dado externo ao evangelho, certamente sentindo a necessidade de tornar o texto mais claro aos leitores (Leonel, 2024, p.14).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA