ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2024
Juvenis: FALSO OU VERDADEIRO – como combater as ideologias do nosso tempo
COMENTARISTA: Verônica Araújo
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 10 - O ENGANO DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE
A Teologia da Prosperidade é um câncer que tem invadido a Igreja Cristã e corroído a verdadeira fé, as concepções teológicas verdadeiras de muitos cristãos que passaram a acreditar nos falsos ensinos repletos de desvios doutrinários. Deixaram de crer na Bíblia Sagrada como a fonte de toda sã doutrina, de nela conferir a verdade que liberta e transforma o homem para envolver-se com tais seitas. O vocábulo seita tem, originalmente, o sentido de partido, escola, facção, referindo-se a grupos criados com propósitos comuns de apontar novas verdades por eles reveladas. Sendo assim, o nosso objetivo é mostrar como tais grupos são heréticos, haja vista que são conhecidos por pregar o evangelho da saúde e da prosperidade, da palavra da fé, da saúde física como marca de um cristão cheio de fé e bem-sucedido, com plena saúde emocional, espiritual e prosperidade material. Pobreza e doença, portanto, são consequências da incredulidade segundo esta seita, o que envolve na condenação injusta dos cristãos, levando-os ao fracasso espiritual. Tal postura é contraditória ao verdadeiro papel da igreja que consiste na edificação e fortalecimento dos crentes.
Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. (Atos 20. 28-30)
E houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. (II Pe 2.1-3)
Os apóstolos já exortavam os crentes, da Igreja Primitiva, sobre os falsos mestres. Porque sempre houve ensinadores ambiciosos que atentaram contra a Igreja do Senhor, falsificando a Palavra de Deus. Que o Senhor nos guarde, que estejamos alerta e guardemos a Sua Palavra para não pecarmos.
Hank Hanegraff (s.d., p.16) conta: “A historieta que se segue é uma composição dos ensinos errôneos de indivíduos como Benny Hinn, Kenneth Copeland, Kenneth Hagin, Frederick Price e muitos outros. Apesar de que nem todos os mestres da Fé assinem cada aspecto desta historieta, todos eles têm feito contribuições substanciais tanto à produção quanto à proliferação dessas aberrações e heresias.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA