ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024
Juvenis: UM ESTUDO PANORÂMICO DE APOCALIPSE
COMENTARISTA: PAULO HENRIQUE RODRIGUES DA SILVA
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 10 - O APOCALIPSE E O MILÊNIO
A vitória de Cristo sobre os inimigos será visível para todo o planeta Terra quando os Seus pés tocarem o cume do Monte das Oliveiras que se fenderá de alto a baixo: “E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.” (Zc 14.4)
Antes que tudo isto aconteça, é necessário que a Igreja seja glorificada e conduzida ao Lar Celestial num período de sete anos, os quais correspondem à última semana de Daniel. Neste período o Anticristo estará atuando na Terra. Ele conduzirá o mundo ao caos até que todos se reúnam na Grande Batalha do Armagedom. Enquanto os homens estiverem em tribulação, a Igreja terá passado pelo Tribunal de Cristo, recebido a recompensa (galardão) e participado das Bodas do Cordeiro.
Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. (Ap 19.7-9)
O povo de Israel será plenamente restaurado no momento áureo da sua aflição. Quando sentirem-se completamente perdidos diante de inimigos considerados invencíveis e eles sentirem-se totalmente pressionados em face de inimigos cada vez mais fortes, esta nação será resgatada porque este povo aprendeu a confiar nas misericórdias divinas e promessas de Deus. Todos verão que o exército do Anticristo foi derrotado, a Besta e o Falso Profeta lançados no Lago de Fogo e Satanás preso por apenas um anjo do Senhor, comissionado para esta função já predita por Cristo:
Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem; mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos. (Lc 11.21,22)
E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. (Ap 20.1-3)
Israel será o centro das atenções e bênçãos divinas, conhecido por todos como a nação do Senhor.
Eu lhes assobiarei, e os ajuntarei, porque eu os tenho remido; e multiplicar-se-ão como antes se tinham multiplicado. Ainda que os tenha espalhado por entre os povos, eles se lembrarão de mim em lugares remotos; e viverão com seus filhos, e voltarão. Porque eu os farei voltar da terra do Egito, e os congregarei da Assíria; e trá-los-ei à terra de Gileade e do Líbano, e não se achará lugar bastante para eles. (Zc 10.8-10)
O Reino de Cristo será estabelecido com poder e grande glória. Assim foi demonstrado no sonho de Nabucodonosor que viu uma Pedra cortada sem mãos que feriu a estátua nos pés e a destruiu totalmente:
Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxílio de mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou. [...] mas a pedra, que feriu a estátua, se tornou grande monte, e encheu toda a terra. [...] Da maneira que viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro; o grande Deus fez saber ao rei o que há de ser depois disto. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação. (Dn 2.34,35; 45)
O reinado de Cristo será o indício do final do governo humano, um período no qual o período da opressão terá fim. O plano de Deus para o final do último século é o melhor para o homem e para o planeta Terra. O povo israelita também aguarda esta promessa, uma esperança que Jesus permitiu que alimentassem, mas não revelou o tempo, nem indicou o seu cumprimento. Israel deveria permanecer crendo, aguardando a sua redenção.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA