ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024
Juvenis: CONHECENDO OS LIVROS DOS PROFETAS
COMENTARISTA: THIAGO SANTOS
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 6 - CONHECENDO OS PROFETAS MENORES
Já aprendemos que as Escrituras são compostas de livros históricos, poéticos e proféticos. E, como vimos, nas lições anteriores, foram estudados os profetas maiores, ou seja, os livros proféticos cuja extensão e volume dos livros são mais amplas. Sendo assim, os demais doze livros de menor extensão / volume são chamados profetas menores. Isto não quer dizer que a sua importância seja inferior. De modo algum. As mensagens, que transmitem para o povo de Israel e de Judá, são imprescindíveis para a exortação e edificação do povo.
O Antigo Testamento ocupa quase 80% das Escrituras e muitos pregadores deixam de falar do amor de Deus, utilizando os textos dos profetas menores, haja vista que requerem mais pesquisas e compreensão do contexto histórico, geográfico e semântico. É preciso compreender o significado da mensagem, das figuras de linguagem e da poesia contida nos textos. A falta de entendimento, na maioria das vezes, nos conduz para outros textos mais “fáceis” de desenvolver nos púlpitos. No entanto, é urgente que estudemos os profetas e suas mensagens, porque elas são atuais e atendem as necessidades da igreja. Embora tenham pertencido a um momento histórico diferenciado, profetizaram para um povo que cometeu os mesmos pecados que nós cometemos. A nós, cabe a contextualização da Palavra do Senhor e a devida aplicação.
Nas próximas lições, estudaremos o contexto político e religioso nos quais os profetas viviam, a situação espiritual na qual o povo se encontrava e as mensagens que eles receberam do Senhor para aquela nação, com o fim de exortar e edificar. Porque o nosso Deus jamais deixará de falar com os seus filhos, mesmo que seja para dar a devida correção: “Porque o Senhor corrige o que ama. E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.” (Hb 12.6-8)
As mensagens proféticas são estritamente necessárias em nossos dias, tendo em vista que vivemos num período de multiplicação da iniquidade, afrouxamento moral, desrespeito e prévia destruição da instituição familiar, a injustiça social, as ditaduras políticas etc.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA