ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024
Juvenis: CONHECENDO OS LIVROS DOS PROFETAS
COMENTARISTA: THIAGO SANTOS
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 7 - OSEIAS E JOEL
Os nomes dos profetas possuem significados relacionados à mensagem que pregavam, mantinham uma relação harmônica com o conteúdo da pregação. Os nomes traziam, consigo, mensagens de salvação. Um deles foi Oseias, cujo nome vem do hebraico “Oshea”. Pertence à mesma raiz da palavra “Josué”, que por sua vez tem o prefixo “yod” para “Yah” ou Senhor (“Yahweh é salvação”), significa “Jeová é salvação.". Seu ministério é considerado o mais longo de todos os profetas do Antigo Testamento e durou desde o reinado de Jeroboão II no reino do norte até depois da própria destruição do reino do norte, já no tempo de Ezequias no reino de Judá.
Começou a profetizar no reinado de Uzias (Os.1:1), que só começou a reinar no vigésimo sétimo ano de Jeroboão II (II Rs.15:1). Há alguns estudiosos que identificam o filho da viúva de Sarepta, o jovem a que Eliseu enviou para ungir a Jeú, com este profeta. Nada sabemos sobre Beeri, o pai que é mencionado no texto.
Palavra do SENHOR, que foi dirigida a Oséias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel. (Os 1.1)
No ano vinte e sete de Jeroboão, rei de Israel, começou a reinar Azarias, filho de Amazias, rei de Judá. (II Rs 15.1)
Segundo Ellisen (1993, p.273), o livro de Oséias foi escrito em 740 a.C., aproximadamente.
“1. Durante os reinados de quatro reis de Judá, de Uzias a Ezequias, mais ou menos 767-697, e durante o reinado de Jeroboão II de Israel, 793-752.
2. Jeroboão morreu em 752. Ezequias subiu ao trono em 728. Somando alguns anos ao mínimo período, sugere aproximadamente 755-725.”
No livro de Joel, são mencionados os reis de Judá com o fim de apontar o período histórico da escrita da obra e identificarmos o povo de Judá apontado no livro. No entanto, os escritos profético são dirigidos para o povo do Reino do Norte de Israel. Elissen (1993, p. 274 ) afirma que “dirige-se a ele como “Efraim” trinta e sete vezes, em virtude da poderosa tribo do centro oriunda do muito abençoado filho de José. Efraim quer dizer “fértil”.
E disse-lhe o Senhor: Põe-lhe o nome de Jizreel; porque daqui a pouco visitarei o sangue de Jizreel sobre a casa de Jeú, e farei cessar o reino da casa de Israel.[...] E tornou ela a conceber, e deu à luz uma filha. E Deus disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ruama; porque eu não tornarei mais a compadecer-me da casa de Israel, mas tudo lhe tirarei. (Os 1.4-6)
E o SENHOR me disse: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo, contudo adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses, e amem os bolos de uvas. (Os 3.1)
Ouvi a palavra do SENHOR, vós filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus. (Os 4.1)
Observamos, com base no texto bíblico, que o propósito divino era demonstrar ao profeta Oseias, o que significava ter uma esposa infiel e os sentidos da sua profecia a partir de então, haja vista que ele falaria a um povo que deixou de se relacionar com o seu Deus para adorar a outros deuses, que abandonou o primeiro amor. O servo do Senhor recebe ordens para se casar com uma mulher que não sabemos se já era prostituta antes de se casar. Archer (2012, p.403) destaca que “Ele não chamou Gômer de zởna (a que indicaria uma mulher que já exercia a prostituição); antes a expressão ‘mulher adúltera’ deve ser compreendida como prolepse.” Trata-se de uma figura de linguagem que, segundo o dicionário Priberam quer dizer “Visão ou representação de algo que ainda não aconteceu = antecipação, antevisão” (Disponível em: https://dicionario.priberam.org/prolepse. Acesso em 12 maio 2024) Ou seja, Oseias antevia o que aconteceria consigo mesmo. Seu primeiro filho Jezreel foi legítimo, ao passo que Lo-Ruama e Lo-Ami , por sua vez, eram frutos dos relacionamentos adúlteros de Gômer.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA