ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2023
Jovens: A PROVA DA VOSSA FÉ: vencendo a incredulidade para uma vida bem-sucedida
COMENTARISTA: Eduardo Leandro Alves
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO 3 - FÉ PARA CRER QUE DEUS EXISTE
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Fé para crer que Deus existe. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Atributos de Deus”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Atributos de Deus
Objetivo: Introduzir o estudo sobre os atributos de Deus.
Material:
O1 folha de papel ofício com o nome “Deus” digitado com letras grandes
01 figura ou um boneco de um super-herói
01 mesa
01 quadro ou cartolina
01 marcador para quadro branco ou pincel atômico
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- No centro da mesa, coloque o boneco de um super-herói ou apresente uma figura dele.
- Falem: Geralmente, as crianças têm um super-herói preferido. (neste momento, apontem para o super-herói colocado na mesa).
- Perguntem:
Por que eles são considerados super-heróis?
Quais as características dos super-heróis?
Aguardem as respostas, escrevendo num quadro ou cartolina. Certamente, as respostas vão girar em torno de poderes para resolver problemas e salvar pessoas etc.
Reforcem a ideia de que os super-heróis têm poderes apenas na ficção, pois na verdade não existem.
- Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre um ser real que é mais que um super-herói, pois tem atributos especiais. Ele é Deus! Autoexistente, Criador, Imanente, Transcendente, Pessoal, Poderoso, Imutável etc.(Neste momento, retire o boneco do super-herói e coloque sobre a mesa a folha com o nome “Deus”).
Ele é onipotente, tem poder sem limite.
Ele é onipresente, pode estar em todas em todos os lugares ao mesmo tempo.
Ele é onisciente, conhece todas as coisas.
- Agora, peçam para que os alunos repitam conjuntamente: É neste Deus que cremos.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2023/09/jovens-prova-da-vossa-fe-vencendo.html Acesso em 11 de Out de 2023