ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2023
Jovens: A PROVA DA VOSSA FÉ: vencendo a incredulidade para uma vida bem-sucedida
COMENTARISTA: Eduardo Leandro Alves
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO 2 - FÉ PARA CRER QUE A BÍBLIA É O LIVRO DE DEUS
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Fé para crer que a Bíblia é o livro de Deus. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Inerrância da Bíblia”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Inerrância da Bíblia
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a inerrância da Bíblia.
Material:
01 quadro branco
01 marcador para quadro branco
Procedimento:
- Escrevam no quadro a palavra “Fake News”.
- Perguntem: O que são Fake News?
Aguardem as respostas.
Certamente vão girar em torno de que são informações falsas que são divulgadas na internet como se fossem verdadeiras.
- Peçam para que os alunos apontem apenas 02 Fake News veiculadas recentemente.
Analisem com os alunos o que pode levar alguém a divulgar um tipo de informação desta e as consequências para quem acredita.
- Depois, falem: A Bíblia não veicula informações falsas. Muitos afirmam que ela tem erros e não é digna de crédito. Mas, podemos afirmar que a Bíblia é a Palavra de Deus, inerrante e confiável, seu conteúdo promove consequências positivas para a vida daquele que a ler, pois o autor de sua mensagem é verdadeiro, o próprio Deus.
E é sobre isto que vamos estudar na lição de hoje, aprofundando-se neste assunto que tem trazido polêmicas. Mas, a Bíblia adverte:
“Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência”(1 Timóteo 6:20).
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2023/09/jovens-prova-da-vossa-fe-vencendo.html Acesso em 03 de Out de 2023