Jovens

Lição 9 - A santidade é a marca do crente II

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

Jovens:SEPARADOS PARA DEUS – Buscando a santificação para vermos o Senhor e ser usados por Ele

COMENTARISTA: NATALINO DAS NEVES

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 9 - A SANTIDADE É A MARCA DO CRENTE

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A SANTIDADE COMO MARCA DO CRENTE NO ANTIGO TESTAMENTO

O chamado à santidade ocorre em todas as páginas bíblicas. Desde os textos veterotestamentários o Senhor convoca o Seu povo a uma vida separada do povos vizinhos, que conduziam suas vidas com base em adoração a deuses estanhos e mortos.

Quando Deus chama um povo como seu, chamando-o a separar das demais práticas dos povos vizinhos, Ele também convida esse povo para aproximar-se dEle e dá o primeiro passo ao encontro desse povo. O convite para aproximar-se dEle vai além de uma relação íntima. Ele exige o comprometimento de realizar, como o seu representante, o projeto de salvação e santidade que Ele tem para a humanidade. Dessa forma, não basta ter um bom relacionamento com o Deus Santo, o crente deve comprometer-se com a prática da justiça, pois, como afirma Isaías, “Deus, o Santo, será santificado” (Is 5.16b).

A santificação no Antigo Testamento foi a vontade manifesta de Deus para os israelitas; eles tinham o dever de levar uma vida santificada, separada da maneira de viver dos povos à sua volta. De igual modo a santificação é um requisito para todo crente em Cristo. As Escrituras declaram que sem santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12.14).

O próprio Tabernáculo transmitia a importância da santidade através dos seus ritos e mobílias. Isso fica claro na frase contida na placa de ouro contida na cabeça do Sumo Sacerdote: Santidade ao Senhor. Hoje, não necessitamos mais de todos os ritos levíticos para obtermos a lembrança e o entendimento da necessidade de santidade em nossas vidas, pois o Novo Testamento nos aponta para algo superior trazido com as boas novas de salvação.

 

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.