ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2022
Jovens: Liderança na Igreja de Cristo - Escolhidos por Deus para Servir
COMENTARISTA: ELIAS TORRALBO
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO 11 - A LIDERANÇA DE BARNABÉ
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A liderança de Barnabé. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Barnabé, fazendo a diferença”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Barnabé, fazendo a diferença
Objetivo: Concluir o estudo sobre Barnabé através de suas características.
Material:
01 folha de papel ofício com 02 perguntas para cada grupo(ver no procedimento)
01 quadro branco
01 marcador de quadro branco
Bíblia
Procedimento:
- Falem: Estudamos sobre o personagem bíblico Barnabé. No decorrer deste estudo, foram apresentadas várias características dele.
Quais foram estas características?
Aguardem as respostas. Se necessário, acrescente outras.
Generoso, acolhedor, misericordioso, incentivador, obediente a Deus, cheio do Espírito Santo, cheio de fé, dedicado a obra do Senhor, dinâmico, encorajador, fiel.
“Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor”(Atos 11:24).
Escrevam no quadro as características citadas.
- Depois, dividam a turma em grupos pequenos. A quantidade de grupos vai depender do número de características.
- Entreguem para cada grupo um papel contendo as seguintes perguntas:
Qual a diferença que Barnabé fez com 02 destas características citadas nas situações estudadas?
Qual a diferença que eles(os alunos do grupo) podem fazer com estas 02 características em diversas situações, por exemplo: família, amizades, igreja, escola, universidade, vizinhos, pessoas carentes, na liderança etc.
Os alunos escolhem as características.
Os grupos devem ter características diferentes.
- Estipulem um tempo curto para os grupos organizarem as ideias. Depois devem apresentar para a turma de forma objetiva.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/jovens-jesuso-filho-de-deus-os-sinais-e_24.html Acesso em 05 de Dez. 2022