Jovens

Lição 11 - A liderança de Barnabé I

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2022

Jovens: Liderança na Igreja de Cristo - Escolhidos por Deus para Servir

COMENTARISTA: ELIAS TORRALBO

COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO 11 - A LIDERANÇA DE BARNABÉ

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A liderança de Barnabé. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Barnabé, fazendo a diferença”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Barnabé, fazendo a diferença

Objetivo: Concluir o estudo sobre Barnabé através de suas características.

Material:

01 folha de papel ofício com 02 perguntas para cada grupo(ver no procedimento)

01 quadro branco

01 marcador de quadro branco

Bíblia

Procedimento:

- Falem: Estudamos sobre o personagem bíblico Barnabé. No decorrer deste estudo, foram apresentadas várias características dele.

Quais foram estas características?

Aguardem as respostas. Se necessário, acrescente outras.

Generoso, acolhedor, misericordioso, incentivador, obediente a Deus, cheio do Espírito Santo, cheio de fé, dedicado a obra do Senhor, dinâmico, encorajador, fiel.

“Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor”(Atos 11:24).

Escrevam no quadro as características citadas.

- Depois, dividam a turma em grupos pequenos. A quantidade de grupos vai depender do número de características.

- Entreguem para cada grupo um papel contendo as seguintes perguntas:

Qual a diferença que Barnabé fez com 02 destas características citadas nas situações estudadas?

Qual a diferença que eles(os alunos do grupo) podem fazer com estas 02 características em diversas situações, por exemplo: família, amizades, igreja, escola, universidade, vizinhos, pessoas carentes, na liderança etc.

Os alunos escolhem as características.

Os grupos devem ter características diferentes.

- Estipulem um tempo curto para os grupos organizarem as ideias. Depois devem apresentar para a turma de forma objetiva.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/jovens-jesuso-filho-de-deus-os-sinais-e_24.html Acesso em 05 de Dez. 2022

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.