ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2022
Jovens: Liderança na Igreja de Cristo - Escolhidos por Deus para Servir
COMENTARISTA: ELIAS TORRALBO
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA
LIÇÃO 9 - O TREINAMENTO DE LÍIDERES SEGUNDO O MODELO DE JESUS
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
JESUS ESCOLHE OS SEUS DISCÍPULOS
O ministério terreno de Jesus deve ser bem compreendido por todos os cristãos, mui especialmente por aqueles que militam na vanguarda da liderança cristã, pois cada movimento, cada palavra e cada atitude do Mestre possuem lições a ser apreendidas, cujos efeitos e contribuições são de valor inestimável, e isso inclui a escolha de Jesus daqueles que viriam a ser chamados de “apóstolos” e a forma como foram escolhidos por Ele.
O processo da escolha daqueles que viriam a ser os seus seguidores nos transmitem verdades importantes para nossa liderança cristã. Em primeiro lugar, Jesus não escolheu aqueles que acabara de conhecer, mas sim somente depois de um tempo junto a todos, selecionou os que seriam nomeados seus discípulos.
Em segundo lugar, a escolha de Cristo pelos seus apóstolos também não foi pautada em questões aparentes. Somente após uma longa noite de oração o Senhor transmitiu a sua seleção de pessoas que seriam responsáveis pelo prosseguimento do Reino. São esses exemplos que devem nortear toda e qualquer seleção para o trabalho no Reino de Deus.
A escolha que Jesus fez dos doze discípulos que gradualmente se reuniram ao seu redor é uma importante referência na história do evangelho. Tal ato divide o ministério do nosso Senhor em duas partes provavelmente muito semelhantes quanto à duração, mas diferentes quanto à extensão e a importância do trabalho realizado em cada uma. No período inicial Jesus trabalhou sozinho; suas obras milagrosas estavam confinadas a uma área limitada, e seu ensino era, em sua maior parte, de caráter elementar. Mas na ocasião em que os doze foram escolhidos, a obra do reino assumiu dimensões que requeriam organização e divisão de trabalho. O ensino de Jesus estava começando a ser de natureza mais profunda e elaborada, e suas atividades beneficentes estavam crescendo muito.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA