ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2022
Jovens: Liderança na Igreja de Cristo - Escolhidos por Deus para Servir
COMENTARISTA: ELIAS TORRALBO
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA
LIÇÃO 7 - A LIDERANÇA DE DAVI
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
DAVI, UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS
Não existirá sucesso no propósito sem uma passagem consistente pelo processo. Precisamos entender a realidade das experiências vividas no tempo presente, pois elas apresentam o nosso caráter, a nossa força em Deus e nos ensinam o necessário para um futuro serviço no Reino de Deus. A vida de Davi nos apresenta justamente isso.
Estamos falando de um menino que viveu longe dos holofotes da fama, contudo, não estava distante de experiências que atestaram seu caráter diante dos demais. Por isso que o Senhor o escolheu pelas características do seu coração, e não por sua aparência física. Portanto, Davi nos transmite a mensagem que Deus sempre nos vê, mesmo que aparentemente estejamos escondidos e esquecidos pelos demais.
Sua trajetória nos ensina que “cada fase da vida é apropriada por Deus como parte do preparo necessário para que o líder em potencial esteja em condições plenas de exercer o seu ministério quando o momento oportuno chegar. Boa parte desse processo ocorre sem que a pessoa tenha real e total consciência do que esteja acontecendo, mas o certo é que, de maneira soberana e maravilhosa, Deus conduz os seus escolhidos por caminhos pelos quais eles são treinados para cumprirem o propósito a que foram designados”.
Davi não foi um líder escolhido pelo seu momento, mas sim por sua trajetória. Foi quando ninguém viu que ele precisou ser corajoso ante ao leão ou ao urso. Foi distante das vistas de seu pai, quando apascentava as suas ovelhas, que aprendeu a guiar, alimentar e ser o pastor de um rebanho. Quando ninguém achava que Davi estava em posição de ser destacado, Deus estava o ensinando e o preparando para uma missão grandiosa.
Por fim, cabe ressaltar que quem escolheu a Davi não foi Samuel ou nenhum outro homem, mas sim o próprio Deus. Ele é chamado de o “homem segundo o Seu coração” (1 Sm 13.14), ou seja, segundo o coração de Deus. Davi em toda sua vida buscou a agradar ao Senhor, mesmo que ninguém ainda tivesse o reconhecido assim.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA