Jovens

Lição 10 - Quem segue a Cristo purifica o coração VI

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2022

Jovens: IMITADORES DE CRISTO: Ensinos extraídos das palavras de Jesus e dos apóstolos

COMENTARISTA: THIAGO BRAZIL

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 10 - QUEM SEGUE A CRISTO PURIFICA O CORAÇÃO

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

COMO É MARAVILHOSO SERVIR

O presente século tem apresentado uma crescente e trágica realidade: o aumento exponencial de pessoas acometidas pelas doenças psicossomáticas. A Ansiedade, depressão, TDAH, a síndrome do pensamento acelerado; são doenças que cercam e tomam conta de muitos jovens no tempo presente, fazendo com que aqueles que pensam viver em uma sociedade mais “livre”, passem sua vida presos a um tormento psicológico e ao uso de remédios que visam acalmar ou aliviar os sintomas.

Isso tudo surge em função do pecado original em Adão. A partir daquele momento o ser humano decidiu utilizar o seu livre arbítrio e se dirigir para distante de Deus, pensando estar gozando de uma vida mais “livre” de regras e rudimentos que acreditam ser ultrapassados e anacrônicos. O relativismo auxiliou bastante nessa crescente.

O problema é que essas pessoas acabam sendo escravizadas por toda consequência ruim que o pecado traz consigo. E, para tentar fugir de uma opressão da alma e preencher um vazio deixado pela ausência de Deus, acabam aprisionadas em vícios que aceleram a sua vida para a consequência maior do pecado: a morte eterna.

Porém, em Cristo somos convidados a viver uma caminhada de alívio espiritual, entendendo que nenhuma opressão do mal pode tomar conta do nosso ser (Mt 11.28-30). A graça a nós concedida possui um agente transformador que dia a dia renova a mente do homem (Rm 12.2), libertando-o da opressão do mal e da terrível condenação eterna (1 Co 15.53-56).

E quando somos alcançados por essa poderosa graça, entendemos que como regenerados por Deus e participantes do Corpo de Cristo, cabe a nós ocupar uma posição de servo, aprendendo cada vez mais o exemplo que Cristo deixou para nós (Mc 10.45). Precisamos cada dia mais entender que fomos chamados e vocacionados para uma missão, a fim de transmitir o Reino de Deus e ser o canal pelo qual o Espírito Santo agirá na propagação do evangelho.

Servir não é ser projetado, reconhecido; servir é entender que os outros precisam enxergar Cristo em minha vida, e a partir daí receberem de mim aquilo que Deus tem destinado para eles. Ministrar não é coletar benefícios para nós, mas sim é desfrutar de uma vida agradando a Deus e conduzindo pessoas para Ele.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.