Jovens

Lição 11 - Antecipando os planos de Deus II

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2022

Jovens: O PERIGO DAS TENTAÇÕES: As orientações da Palavra de Deus de como resistir e ter uma vida vitoriosa

COMENTARISTA: ALEXANDRE COELHO

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 11 -ANTECIPANDO OS PLANOS DE DEUS

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A GLÓRIA DESTE MUNDO

A terceira tentação de Jesus, durante a investida de Satanás, foi apresentar e oferecer ao Mestre a notoriedade da fama passageira. O Diabo ofereceu a Cristo um poder temporário, ou seja, algo enganoso, em troca de fazer o Mestre pecar contra Deus ao fazer com que Jesus se prostrasse diante de seus pés.

Perceba que o que foi apresentado a Cristo, num alto monte, é tudo aquilo que muitos homens buscam hoje em dia: poder. O Diabo apresentou toda glória dos reinos, tudo aquilo que encheria o coração do homem de ego e vaidade, porém, destituiria de uma vida plena no Espírito Santo e da verdadeira paz. Satanás, astutamente, desejava com que Cristo, na condição de fraqueza da carne pela longa estada no deserto, fosse iludido por suas artimanhas, sendo que Jesus estava consciente de sua missão aqui na terra, e não se deixaria levar pela oferta satânica.

Satanás não se aproxima de Jesus sem que tenha algo a oferecer. Ele oferece a Jesus uma visão de todas as grandiosidades que o mundo possui, mas sem mostrar suas mazelas e pecados. Foram mostrados ao Senhor todos os reinos do mundo e a glória deles, ou seja, tudo o que eles tinham e que seria possível de encher o coração humano1. O que o Diabo apresenta a Jesus não foi algo simples de ser rejeitado. Ele é esperto, e entende que as coisas irrisórias serão facilmente rejeitadas. Mas o Mestre sabia bem quem estava falando com ele, e mais uma vez retrucou utilizando o poder da Palavra de Deus.

Um último ponto a ser observado é que o Diabo não pede que Cristo abandone completamente a sua devoção a Deus e volte-se para ele, o que foi pedido é que, num rápido momento, a adoração de Cristo também fosse direcionada a sua presença. “Para ele, uma adoração dividida já surte o efeito desejado, pois sabe que um coração dividido vai tentar agradar a dois senhores, e isso Deus não aceita. Satanás não se contenta em ver as pessoas adorando a Deus; ele quer destruí-las por não adorarem a ele […] Seu objetivo é confundir aqueles que buscam a Deus, de tal forma que venham a abrir mão de alguns valores para receberem o que precisam. Ele sabe que buscar o Senhor com um coração dividido vai contra a orientação do próprio Deus”.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.