Jovens

    Lição 7 - Construindo tudo para minha glória I

    ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

    PORTAL ESCOLA DOMINICAL

    SEGUNDO TRIMESTRE DE 2022

    Jovens: O PERIGO DAS TENTAÇÕES: As orientações da Palavra de Deus de como resistir e ter uma vida vitoriosa

    COMENTARISTA: ALEXANDRE COELHO

    COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

    LIÇÃO 7 - CONSTRUINDO TUDO PARA MINHA GLÓRIA

    Professoras e professores, observem estas orientações:

    1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

    - Cumprimentem os alunos.

    - Perguntem como passaram a semana.

    - Escutem atentamente o que eles falam.

    - Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

    - Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

    2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

    Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

    Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

    Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

    - Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Construindo tudo para a minha glória. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

    Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

    - Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

    Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

    Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

    Para abordar sobre os avisos de Deus para Nabucodonosor, utilizem a dinâmica “Os avisos de Deus”.

    Tenham uma excelente e produtiva aula!

    Dinâmica: Os avisos de Deus

    Objetivo:

    Estudar sobre os avisos de Deus para Nabucodonosor, utilizando uma atividade grupal.

    Material:

    Figuras: estátua do sonho de Nabucodonosor, 04 homens na fornalha, árvore do sonho de Nabucodonosor

    Tamanho das figuras: 8 cm x 8 cm

    A quantidade de cada figura vai depender do número de alunos da turma.

    Exemplo para 01 turma com 10 alunos:

    Eles serão divididos em 03 grupos. Então, serão 02 grupos de 03 e 01 de 04 alunos.

    Sendo assim a quantidade será: 03 figuras da estátua, 03 figuras da fornalha, 04 figuras da árvore.

    Procedimento:

    Dias antes da aula:

    Imprimir as figuras: estátua do sonho de Nabucodonosor, 04 homens na fornalha, árvore do sonho de Nabucodonosor

    Organizar todas as figuras de forma intercalada, nesta ordem: estátua, fornalha, árvore, estátua...

    No momento da aula:

    - Vocês começam a compartilhar o conteúdo da lição e quando chegar na parte que trata sobre os 03 avisos de Deus, utilizem a técnica abaixo para dividir os alunos em grupos.

    - Para que os alunos sejam divididos em grupos, vocês distribuem as figuras para os alunos na ordem já citada acima e peçam para que eles se agrupem com os colegas que têm a mesma figura.

    - Após a organização dos grupos, perguntem aos alunos o que acharam da forma para a divisão deles em grupos, reflita sobre a importância da integração entre eles e comece a atividade proposta

    - A atividade grupal para ser realizada é ler o texto da lição a que se refere a figura e responder: Por que esta situação foi um aviso de Deus para Nabucodonosor?

    Grupo 01: aviso 01(Item I.2 da lição)

    Grupo 02: aviso 02(Item I.3 da lição)

    Grupo 03: aviso 03(Item II.1 da lição)

    - Estipulem um tempo de no máximo 15 minutos para esta atividade.

    - Quando os alunos responderem a pergunta proposta(Por que esta situação foi um aviso de Deus para Nabucodonosor?), prestem atenção ao que eles estão afirmando. Acrescentem ou corrijam algo se necessário.

    - Depois, abordem outros pontos da lição, enfatizando que Deus também nos apresenta avisos e que devemos estar atentos a cada um deles.

    Por Sulamita Macedo.

    Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/jovens-jesuso-filho-de-deus-os-sinais-e_24.html Acesso em 09 Maio 2022

    Nosso Contato

    • Portal Escola Dominical
    • Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    Quem está online?

    Temos 546 visitantes e Nenhum membro online

    © 2026 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper