Jovens

Lição 6 - O terceiro sinal: o paralítico de Betesda II

ASSEMBLEIA DE DEUS - SETOR 38(MÁRIO LIRA I)/NATAL-RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022

Jovens: JESUS, O FILHO DE DEUS: Os sinais e ensinos de Cristo no Evangelho de João

COMENTARISTA: SILAS QUEIROZ

COMENTÁRIO: DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 6 - O TERCEIRO SINAL: O PARALÍTICO DE BETESDA

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

DE VOLTA A JERUSALÉM

Uma vez mais, o Quarto Evangelho mostra Jesus retornando a Jerusalém em um momento oportuno, pois havia uma “festa” (Jo 5.1). Mesmo que seja um costume de João especificar “os dias santos do judaísmo”, tendo sempre o objetivo de mostrar aos judeus que não são tais dias o mais importante, a festa não está especificada nesta ocasião. A menção pode, talvez, querer ressaltar a preferência do Senhor por outro local, visando demonstrar que Ele não se dirige ao ambiente da festa, possivelmente religiosa e, portanto, no Templo, mas procura um lugar frequentadíssimo por pessoas enfermas.

Jerusalém representava o centro da religiosidade judaica dos tempos bíblicos. Lá os judeus reuniam-se em suas festas que deveriam ser frequentadas por todos, de modo a cumprirem os ritos dirigidos pelos sacerdotes. Nesse ambiente João relata a ida de Jesus a Jerusalém, contudo, para um local distante do centro da festa, um ambiente que apenas os excluídos da sociedade frequentavam: o tanque de Betesda.

O tanque de Betesda estava perto da esquina nordeste do templo, onde as ovelhas eram trazidas para sacrifício (“a Porta das Ovelhas”). Este tanque (hoje escavado) era cercado por colunas nos quatro lados, com uma partição no meio – portanto, eram cinco colunatas cobertas. Entre elas sentavam-se e deitavam-se os doentes, esperando pela agitação da água.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.