Jovens

Lição 3 - Ativismo, fazendo tudo ao mesmo tempo III

ASSEMBLEIA DE DEUS - CAMPINA GRANDE/PB

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017

Jovens: Tempo para todas as coisas: aproveitando as oportunidades que Deus nos dá

COMENTARISTA: REYNALDO ODILO

COMENTARISTA: PROF. FRANCISCO DE ASSIS BARBOSA

LIÇÃO Nº 3 – ATIVISMO, FAZENDO TUDO AO MESMO TEMPO

NTRODUÇÃO

Jesus era diligente, mas nunca foi um ativista. Ser diligente, aplicado, cuidadoso, é um dever do todo cristão, mas Deus nunca quis o ativismo para seu povo. Pois o ativismo causa estresse, doenças físicas e emocionais. No tempo de Jesus já havia a famigerada luta pela vida, pelo pão de cada dia, porém Ele no Sermão do Monte declarou que não devemos andar ansiosos pelas coisas deste mundo. Certa vez, Jesus estava sendo comprimido por uma multidão que estava ansiosa para ouvir a Palavra de Deus quando viu um barco e o utilizou como tribuna, distanciando-se um pouco da praia. Jesus poderia ter despedido aquela multidão de ansiosos, porém Ele quis atendê-la. A multidão deveria se acalmar, desacelerar, parar e ouvir o que Jesus tinha a dizer. Ao contrário de Jesus, os ativistas gostam de platéia ao seu redor e muitas vezes contribuem para incentivar a ansiedade nas pessoas. [Comentário: Uma música de autoria do cantor Silvio Brito, intitulada ‘Pare o mundo que eu quero descer’ (1975), parece ser atualíssima hoje, 42 depois. Nossos dias nos forçam a um ativismo extremo. São tantas atividades, que às vezes nos perdemos, como num emaranhado de linha, tentando nos encontrar em meio a tanto trabalho, que na maioria das vezes, seria desnecessário. Silvio Brito soube expressar nesta música o anseio da alma de toda uma geração, formada debaixo de uma tecnologia gritante, onde o novo não passa de segundos e o velho e obsoleto de um minuto. Não é à toa que nossa geração tem produzido uma gama de novas doenças físicas e emocionais que geram nas pessoas uma ansiedade tal, que os conduzem a uma vida vazia, onde se faz muito e se beneficia com pouco, pois todo o tempo investido tem como recompensa, apenas, um cansaço tremendo provocado por um desgaste físico e emocional.]Dito isto, vamos pensar maduramente a fé cristã?

I. ATIVISMO: UMA DISFUNÇÃO NO USO DO TEMPO

1. Definição. A sociedade moderna pode ser caracterizada, dentre outras coisas, como uma sociedade ativista. As pessoas estão trabalhando até a exaustão, em busca de bens materiais, fama, poder e riquezas. Todos querem ser ricos a qualquer custo. Não importa, para o mundo, apenas chegar ao topo, enriquecer, mas sobretudo se manter lá, e alguns estão dispostos a tudo para isso, inclusive admitem negociar os valores mais caros da moralidade e ética em prol de seus interesses escusos. Em geral, os ativistas, querem os resultados “para ontem”, ou seja, são imediatistas em extremo. Sentem-se sempre atrasados. A Bíblia, porém, adverte contra o ativismo e imediatismo: “[...] o que se apressa com seus pés peca” (Pv 19.2). [Comentário: A sociedade vive e trabalha no limite do seu esforço, querendo o resultado imediatamente (Pv 28.22), a qualquer custo, independentemente das conseqüências. Esse é o padrão de comportamento de muitos homens, porque simplesmente não encontraram um sentido para viver, por isso ficam freneticamente atrás de tudo aparente. Nosso tempo exige respostas rápidas, estamos correndo sempre atrás. Muitos se guiam pelo coração, pelas aparências, ou pelas circunstâncias. Precipita-se nas escolhas ou nas reações diante de um fato. O provérbio 19.2 nos adverte quanto a isso, não somente adverte, afirma que quem age assim, peca. Jeremias 17. E 7 diz: “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu ... 7 Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor.”, maldito aquele que confia na sua força, no seu ativismo, qualquer que seja ele, já que o ativismo aniquila a confiança no Senhor.]

2. Antídoto. Está escrito: “E aconteceu que, apertando-o a multidão [...]” (Lc 5.1). A multidão exigia resultados, mas Jesus fazia as coisas da melhor maneira, sempre usando a condição mais favorável, aproveitando a solução mais inteligente dentre as possíveis, no tempo de Deus. Jesus é o antídoto para o ativismo. Precisamos aprender com Ele a ter equilíbrio no fazer para que não venhamos nos afadigar e adoecer. Talvez, você esteja cansado de tanto correr de um lado para o outro. Então, ouça o convite do Mestre: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28). [Comentário:Por causa do fardo do pecado a alma do pecador está cansada. Nossa obstinação e nosso pecado não nos dão paz, nem tranqüilidade, nem liberdade. Nossos esforços para nos fazermos valer contra Deus, nossa obra para fazer a vontade da natureza humana caída, tudo isso põe um tremendo fardo sobre o coração, a vida e a alma. Estamos pesadamente carregados, e vivemos sob esta lida e carga que é tentar viver sob nossa própria vontade e governo. A pergunta registrada em Marcos 8.36 – Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? É oportuna. O que adianta todo o estresse que pressiona um indivíduo desde o nascimento até a morte, gerando um conflito interior? Interessante notarmos em Jesus, que era sempre o centro das atenções, que tinha de lidar com oponentes, com curiosos, com gente interesseira e com discípulos que não aprendiam, vejamos que o Mestre nunca estava estressado. Jesus era 100% homem! Seria natural estar naquelas situações uma ‘pilha de nervos’, mas o que vemos é justamente o contrário; Em muitas ocasiões ele demonstrou o ‘repouso da vitória’ mencionado em Isaías 30.15 “Diz o Soberano Senhor, o Santo de Israel: "No arrependimento e no descanso está a salvação de vocês, na quietude e na confiança está o seu vigor...” ]

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://auxilioebd.blogspot.com.br/2017/07/jovens-licao-3-ativismo-fazendo-tudo-ao_12.html Acesso em 13 jul. 2017.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.