CPAD - CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2020
Jovens - Tema: Os bons e maus exemplos - aprendendo com homens e mulheres da Bíblia
Comentarista: Alexandre Coelho
COMENTÁRIO: PR. ALEXANDRE COELHO
LIÇÃO 2 - DÉBORA: FAZENDO A DIFERENÇA EM AÇÕES E PALAVRAS
INTRODUÇÃO
Toda sociedade necessita de pessoas com a capacidade para exercerem juízo — pessoas com discernimento e senso crítico para julgar conflitos e questões pessoais ou coletivas com base em um sistema legal codificado ou baseado em costumes. Em nossos dias, denominamos a essas pessoas de juízes. O povo de Israel tem um livro com o nome de Juízes, onde são descritas histórias de pessoas que se destacaram não apenas pelo senso crítico e pelo discernimento, mas também por terem sido usadas por Deus para trazer livramento aos hebreus. Neste capítulo, trataremos da história de uma juíza, Débora. Para isso, olharemos a narrativa acerca do povo de Israel no livro de Juízes, que mostra que, para os hebreus, a entrada na Terra Prometida com a espiritualidade de Josué não se manteve após a morte do grande general e que o povo de Deus não se comportou como tal antes da monarquia.
Os Bons e Maus Exemplos Débora tem a sua história narrada em um contexto de opressão, onde ela foi usada por Deus para, juntamente com Baraque, trazer livramento a Israel. Trata-se de uma história que fala acerca de fé, dúvida, limitações, companheirismo e vitória. Lembremo-nos de que tais fatos não se distanciam de nosso cotidiano, pois somos constantemente desafiados a obedecer a Deus ajudando uns aos outros.
Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/jovens/2174-li%C3%A7%C3%A3o-01-mois%C3%A9s-a-presen%C3%A7a-de-deus-%C3%A9-mais-importante.html Acesso em 29 set. 2020