ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2019
Jovens: RUMO À TERRA PROMETIDA: a peregrinação do povo de Deus no deserto no livro de Números
COMENTARISTA: REYNALDO ODILO
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 5 – DECIDINDO O SEU FUTURO
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Decidindo o seu futuro.
- Depois, apliquem a dinâmica “Atitudes Opostas”.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa;
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Atitudes Opostas
Objetivo: Estudar sobre as atitudes positivas e negativas diante das dificuldades.
Material:
01 filme sobre Moisés ou Josué
01 TV
01 DVD
Procedimento:
- Orientem os alunos que vocês vão assistir parte de um filme.
- Exibam um filme sobre Josué, a parte que trata da chegada do povo de Israel a Canaã, Moisés envia 12 espias, o relato sobre a cidade e seus habitantes, gerou dúvida, Josué e Calebe permaneceram firmes e confiantes.
- Depois, reflitam sobre as diferentes atitudes dos 12 espias ao relatar o que viram sobre a terra prometida.
A atitude positiva de 02 espias – Josué e Calebe
A atitude negativa dos 10 espias
- Falem: Vimos no filme duas posições divergentes diante de um mesmo fato. Assim também acontece conosco, participantes da equipe de Cristo: uns que duvidam ou não, desanimam ou não, são confiantes ou não etc.
- Coloquem num quadro dois sinais de adição, simbolizando atitudes positivas, e o de subtração, simbolizando atitudes negativas.
- Agora, trabalhem com os alunos que atitudes pessoais podem ser escritas nas duas situações.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2019/01/jovensrumo-terra-prometida-peregrinacao_40.html Acesso em 29 jan. 2019