ASSEMBLEIA DE DEUS EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN - IEADESGA
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2024
Jovens:ALCANCE UM FUTURO FELIZ E SEGURO- Conselhos de Salomão no livro de Provérbios: Um convite à sabedoria e às promessas de proteção.
COMENTARISTA: Marcelo Oliveira
COMENTÁRIO: Pr. Erivandro Galdino
LIÇÃO 4 - PROTEÇÃO CONTRA A IMORALIDADE
A imoralidade sexual é um problema da natureza humana caída no pecado. Na cultura moderna, contudo, esse problema ganha novas proporções porque estamos cercados de propagandas intensas, conselhos de formadores de opiniões e uma indústria cultural poderosa que transmitem uma narrativa de que se é impossível moderar e superar os instintos sexuais.
Nesse contexto, o capítulo 5 de Provérbios certamente nos ensina muitas lições, pois nos apresenta uma mulher imoral que, de maneira sedutora e sensual, busca envolver o jovem numa cultura de prazer sexual. Essa mulher, dialogando com nosso tempo, simboliza essa cultura sexualmente revolucionária de que todo jovem moderno é herdeiro.
Por isso, Provérbios 5 é um convite para conscientizarmo-nos a respeito da moralidade sexual cristã em pleno contexto em que somos influenciados pela herança moderna da Revolução Sexual. Essa revolução desafia-nos a como não se dobrar ao estilo de vida moderno dos relacionamentos sexuais e, ao mesmo tempo, desenvolver a virtude da moderação sexual na vida cristã por meio da castidade tal qual ensinada pela Bíblia.
I- ADVERTÊNCIA CONTRA A IMORALIDADE.
1- COMPREENDENDO O CAPÍTULO 5.
O quinto capítulo de Provérbios faz um apelo à prática da sabedoria. Como vimos anteriormente, o capítulo 4 desenvolveu a ideia da proteção do coração a partir da prática da sabedoria, onde o pensamento, o sentimento e a vontade devem ser dominados por Deus para as saídas da vida, isto é, nossa ação e comportamento; o capítulo 5 é desenvolvido a partir de um reforço sobre nossa disposição em aprender sabedoria. Esse reforço dá-se por meio da repetição do tema no capítulo em que as expressões “atender”, “inclinar” e “guardar” são enfatizadas na jornada da busca de sabedoria (Pv 5.1,2). Em Provérbios 5, a sabedoria deve ser aplicada a um caso concreto, ou seja, ao relacionamento entre homem e mulher. Por isso, podemos dividir o capítulo 5 nas seguintes seções:
1) Os versículos 1 e 2: apelo pela busca da sabedoria;
2) Os versículos 3 a 6: apresentação da mulher estranha que seduz o jovem no caminho da vida (cf. Pv 7.6-23);
3) Os versículos 7 a 14: a exposição da consequência destruidora proveniente da relação do jovem com essa mulher imoral;
4) Os versículos 15 a 23: o sábio faz um apelo à fidelidade no matrimônio como antídoto contra a imoralidade sexual.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA