ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2024
Jovens:ALCANCE UM FUTURO FELIZ E SEGURO- Conselhos de Salomão no livro de Provérbios: Um convite à sabedoria e às promessas de proteção.
COMENTARISTA: Marcelo Oliveira
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO 4 - PROTEÇÃO CONTRA A IMORALIDADE
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
ADVERTÊNCIA CONTRA A IMORALIDADE
O livro de provérbio avança em seu ensino sobre a sabedoria. O capitulo 5 se destaca por uma redação particular contra a prática da imoralidade sexual. Seu conteúdo alerta para um perigo constante em nosso tempo: a sedução da “mulher alheia” que ilude e corrompe muitos jovens pelo caminho.
Salomão adverte a todos os jovens, como se fossem seus filhos, a que se abstenham dos desejos carnais. Alguns entendem aqui por mulher adultera, a idolatria e a falsa doutrina, que tende a desviar as mentes e o comportamento dos homens; porém, o critério direto é advertir dos pecados contra o sétimo mandamento. Este tem sido frequentemente o método usado por Satanás para distanciar os homens da adoração a Deus, e assim levá-los a uma falsa religião.
A mulher adúltera não é apenas aquela que vive da prostituição. Essa não esconde sua identidade. Somente aqueles que desregradamente já perderam o pudor se lançam em seus braços. A sedução mais perigosa vem daquelas ou daqueles que se escondem atrás de máscaras atraentes e usam todo o jogo da sedução para atrair com os seus encantos os imprudentes.
A investida sedutora da mulher estranha é envolvente. Em seu princípio parece uma grande conquista, contudo, suas palavras mansas escondem uma perigosa armadilha para os que são engodados por elas. Quando apontamos essa perigosa sedução alertamos tanto a rapazes quanto moças, pois o tempo presente se aplica em ensinar aos jovens a libertinagem sexual como prêmio para sua geração. Assim, os rapazes cuidado com as mulheres estranhas, e as moças com os homens estranhos.
Embora essa sedução venha envelopada com palavras doces, o fim dessa linha é amargo como o absinto. Embora a cama do adultério seja cheia de prazeres picantes, no fim, ela se transforma na maca da morte. Assim é o pecado: atraente aos olhos, mas perigoso para a alma. Tem cheiro de prazer, mas depois exala enxofre. Tem colorido atraente, mas depois revela densa escuridão.
A RELEVÂNCIA DE PROVÉRBIOS 5 CONTRA A IMORALIDADE
O advento da internet potencializou a sexualização do mundo. O que dantes era de difícil acesso, hoje está disponível na palma da mão de todo aquele que possui um aparelho celular conectado à internet. Isso gera um risco muito grande para uma juventude que consome muito da parte digital em nosso tempo.
O fato é que a sexualização precoce é perigosa, e afeta a vida daqueles que são inseridos nela por terem sido seduzidos. Mas o que fazer então para sobreviver a essa perigosa era digital? A resposta extraímos do jovem José: fuga enquanto é tempo!
Ninguém é suficientemente forte para lidar com o pecado da sedução. Ser forte é fugir. Ser corajoso é não cair em tentação. Ser valente é não entrar por esse caminho ladeado por luzes atraentes. Ser prudente é tapar os ouvidos à voz suave da mulher cujos lábios são macios como manteiga, mas cujo coração é cortante como a espada. Ser sábio é nunca começar uma conversa que poderá desembocar na cama do adultério.
Outro ponto que a sexualização dos nossos jovens tenta conquistar é o enfraquecimento do casamento, implantar a ideia de que a paternidade e maternidade é um fardo, bem como destruir a verdade sobre a sexualidade biológica criada por Deus. Precisamos blindar as nossas mentes quanto a isso
O segredo da vitória nessa área não é enfrentar a tentação de cara limpa e peito aberto, mas dar ouvi dos à Palavra de Deus e não se desviar de seus estatutos. Ninguém é suficientemente forte para lidar com as tentações do sexo. Ser forte é fugir e manter-se distante. Sábio é aquele que não flerta com o pecado nem dá brecha à sedução. Salomão aconselha o homem a nem passar perto da casa da mulher adúltera.
A MORALIDADE SEXUAL CRISTÃ COMO PROTEÇÃO CONTRA A IMORALIDADE
O matrimónio legal é o meio pelo qual Deus tem designado para resguardar destes vícios destruidores. Porém, não estamos adequadamente unidos se não atendemos à Palavra de Deus, em busca de sua direção e bênção e agindo afetuosamente.
Enquanto encontramos entrevistas onde artistas famosos tentam implantar a ideia de que “casar é brega”, ou o pensamento de que “quem casa perde uma vida de prazer sexual com liberdade”, a Palavra de Deus nos apresenta que a vida sexual com o verdadeiro prazer e alegria se dá com a benção do casamento.
Precisamos ensinar os nossos jovens que devem escutar àqueles que tiveram um casamento bem sucedido, pois obedeceram fielmente àquilo que está escrito na Palavra de Deus, bem como souberam escolher com prudência, e não pela emoção, o parceiro ideal para que pudesse dividir a sua vida.
Porém, esse ensinamento deve vir acompanhado dos relatos reais de pessoas que pularam etapas, e hoje sofrem por causa de um pecado cometido. A nossa missão no próximo domingo é alertar ao jovem que o perigo é real, e somente fugindo dele é que o sucesso contra essa investida virá.
Aqueles que hoje estão com uma grossa corrente atrelada no pescoço não tinham a intenção de cair. Achavam que podiam se aproximar e dar uma espiadela inocente. Julgavam- se no controle da situação. Porém, calcularam errado as probabilidades da queda. Avaliaram mal as inclinações do coração. Foram capturados porque se aproximaram.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA