ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024
Jovens:O PADRÃO BÍBLICO PARA A VIDA CRISTÃ – CAMINHANDO SEGUNDO OS ENSINOS DAS SAGRADAS ESCRITURAS
COMENTARISTA: Alexandre Coelho
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO 5 - A REALIDADE BÍBLICA DA SANTIFICAÇÃO CRISTÃ
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
A SANTIDADE DE DEUS
Olhar o tema santidade pela ótica da Trindade, nos faz compreender o motivo pelo qual o Senhor exige de nós um modo santo de viver. Estamos falando de um dos ensinos que com frequência encontramos como condição fundamental para sermos chamados filhos de Deus bem como para garantirmos a nossa eternidade com o Pai. Por isso temos as seguintes ordens: “Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem” (1 Pe 1.15); “Porque Deus não nos chamou para a imundícia, mas para a santificação” (1 Ts 4.7); e “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).
Deus é absolutamente santo; sua santidade é infinita e inigualável; Ele é santo em si mesmo, em sua essência e em sua natureza. No entanto, está escrito: “Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” (Lv 19.2). Esta passagem, citada no Novo Testamento (1 Pe 1.16), enfatiza que o Senhor exige santidade de seu povo porque Ele é santo.
De igual modo encontramos o atributo da santidade no nosso Senhor Jesus Cristo. A própria Bíblia nos diz (Lc 1.35; Hb 2.18; 4.15; 7.26-28; Ap 3.7). Se Cristo assim não fosse santo, não poderia ser o resgate de muitos com o Seu sangue. Enquanto esteve aqui, Ele permanecei em santidade, demonstrando o padrão de vida que todo o cristão deve seguir em sua jornada ao céu.
Por fim, o Espírito também é Santo. Esse destaque já está contido no Seu nome: Espírito Santo. Ele veio como o “outro consolador” para que através de Sua atuação o homem venha a ser santificado e preparado para o encontro com o Senhor. Assim, todo o crente, salvo em Cristo Jesus e que tem o Espírito Santo habitando no seu coração, está em um processo de santificação para o grande dia do arrebatamento da igreja.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA