Jovens e Adultos Betel

Lição 4 - Jovens e Adultos - Betel - Jeremias, suas crises e solidão I

ASSEMBLEIA DE DEUS - PORTO VELHO/RO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Jeremias: Deus convoca Seu povo ao arrependimento

COMENTARISTA: CLEMENTINO DE OLIVEIRA BARBOSA

COMENTÁRIO: EV. CLAÚDIO ROBERTO DE SOUZA

LIÇÃO Nº 4 – JEREMIAS, SUAS CRISES E SOLIDÃO

...

INTRODUÇÃO

Poderia um piedoso servo de Deus padecer de crise existencial a ponto de experimentar o isolamento e até desejar não ter nascido?

A vida de Jeremias desmistifica a áurea de super servos. Ao enfrentar adversidades tão intensas, o profeta revela sentimentos tão internos que chegam a ser inacreditáveis.

Vamos aprender com Jeremias, que o sofrimento da alma é pior que o sofrimento do corpo. Que o abatimento espiritual pode produzir sentimentos desgostosos, porém, não obstante, os mesmos não serão suficientes para afastar-nos da presença de Deus ou anular o Seu terno cuidado.

A confiança que Jeremias possuía em Deus prevaleceu contra a tormenta produzida a sua volta.

1 – VOCAÇÃO: UM CONVITE PARA SERVIR

Neste ponto é importante frisar que existe a vocação e a chamada e que ambas se distinguem.

Enquanto a vocação é a capacitação (dons, talentos, recursos) dada por Deus para o exercício de uma determinada obra, a chamada é a indicação do tempo de Deus para o exercício desta obra.

Romanos 11:29

29 Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento. (ARC)

Pastor Levy Ferreira, presidente da Assembleia de Deus em Limeira – SP, afirma que a vocação ministerial é dada por Deus, tendo em vista que é uma disposição da alma e do espírito da pessoa para desenvolver uma atividade na obra do Senhor.

Assim, Deus elege seu servo e o vocaciona para fazer a sua obra aqui na terra, exatamente na posição e função que entende ser necessário para o que convém para o seu reino terreno.

A vocação concedida por Deus é irrevogável, ou seja, sem arrependimentos.

Jeremias recebeu o doce convite para participar da obra de Deus nesta terra ainda bem cedo e o sinal de que ele teria os dotes necessários para desempenhar tal função se encontra em Jr 1.9.

Jeremias 1:9

9 E estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca. (ARC)

A expressão utilizada por Deus no texto: “Eis que ponho as minhas palavras na tua boca” é suficientemente esclarecedora. Deus estava vocacionando Jeremias para falar por Ele. Jeremias a partir daquele instante estava sendo posto como profeta de Deus em Judá.

A palavra de Deus em nós e o ponto de partida para qualquer vocação ministerial.

É necessário compreender claramente a nossa vocação para que possamos desempenhar a tarefa incumbida exatamente dentro da vontade divina. Nossos interesses ou vaidades pessoais não podem prevalecer diante dos projetos de Deus para nossa vida e ministério, porque Ele é o dono tanto da obra como de nossas vidas.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: https://ebdcomentada.com.br/wp/blog/2017/04/19/betel-2o-trimestre-de-2017-licao-4-jeremias-suas-crises-e-solidao/ Acesso em 20 abr. 2017

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.