Jovens e Adultos Betel

Lição 8 - Jovens e Adultos - Betel - A ordenança da ceia do Senhor I

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Doutrinas fundamentais de Cristo: o legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar na doutrina dos apóstolos

COMENTARISTA: ABNER DE CÁSSIO FERREIRA

COMENTÁRIO: EV. ALIENDRES SOUTO

LIÇÃO Nº 8 - A ORDENANÇA DA CEIA DO SENHOR

INTRODUÇÃO

No contexto da lição número 8, tornam-se importante situar o objetivo e as raízes históricas da Ceia como uma instituição, ordenança e memorial do Senhor, suscitando para a Igreja dos dias atuais a necessária pausa para a reflexão já proposta por Paulo no texto base situado em 1 Coríntios 11.

1. A CEIA DO SENHOR E SEU SIGNIFICADO

Segundo a Teologia Sistemática, “Uma Perspectiva Pentecostal”, escrito por Stanley Horton, o termo “ordenança” também se deriva do latim “ordo” = “uma fileira”, “uma ordem”.Relacionada ao batismo nas águas e à Santa Ceia, a palavra “ordenança” sugere que essas cerimônias sagradas foram instituídas por mandamento, ou “ordem”, de Cristo. Ele ordenou que fossem observadas na Igreja, não porque transmitem algum poder místico ou graça salvífica, mas porque simbolizam o que já aconteceu na vida de quem aceitou a obra salvífica de Cristo. [...] As ordenanças, determinadas por Cristo e celebradas por causa do seu mandamento e exemplo, não são vistas pela maioria dos pentecostais e evangélicos como capazes de produzir por si mesmas uma mudança espiritual, mas como símbolos ou forma de proclamação daquilo que Cristo já levou a efeito espiritual nas suas vidas.

Como um memorial, a Ceia foi instituída pelo Senhor Jesus, no contexto histórico da Páscoa Judaica, antecedendo sua traição, prisão, escárnio e sacrifício final. Desta forma, a primeira Ceia foi celebrada por Jesus no momento da refeição da Páscoa e junto com seus doze discípulos. A Ceia do Senhor tem alguns paralelos com a Páscoa Judaica, que é constituída de sombras das coisas futuras, conforme quadro abaixo:

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://www.ebd316.com/2017/11/a-ordenanca-da-ceia-do-senhor.html Acesso em 14 nov. 2017

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.