Jovens e Adultos Betel

Lição 9 - Jovens e Adultos - Ordenança para uma vida de santificação

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024

Jovens e Adultos - Betel - ORDENANÇAS BÍBLICAS: Doutrinas fundamentais imperativas para o cristão para uma vida bem-sucedida e de comunhão com Deus

COMENTARISTA: ABNER FERREIRA

COMENTÁRIO: PR. ÉDER SANTOS

LIÇÃO Nº 9 - ORDENANÇA PARA UMA VIDA DE SANTIFICAÇÃO

COMENTÁRIO ADICIONAL

INTRODUÇÃO

Buscar a santificação é dever e necessidade de todos os cristãos, pois sem a santificação não se pode ver a Deus, porque Deus é santo e não convive com a impureza [Hb 12.14].

1- SEM SANTIFICAÇÃO NINGUÉM VERÁ O SENHOR

Substantivo grego hagiasmos, “consagração”, “purificação”, “santificação”; do verbo hagiazo, “santificar” “separar das coisas profanas ou consagrar”, “purificar ou santificar”, “tornar limpo” Santificação: separação do pecado, estar sem mistura, sem contaminação para uso particular e exclusivo do Senhor, em constante atividade e em obediência a Palavra de Deus. Contrário ao profano, práticas impuras e indignas

1.1 Santificação é essencial para ter comunhão com Deus.

Santidade é o padrão da pureza ética e moral do crente em Jesus Cristo. Santificação é um processo que se inicia no novo nascimento e se estende por toda a vida do cristão. Quem rejeita a santificação rejeita o próprio Deus, porque Deus é santo [Lv 11.44]. A Sua santidade abraça o pecador, mas abomina o pecado. Ninguém pode ter comunhão com Ele, se não aborrecer o pecado e buscar uma vida sem contaminação com os manjares que o mundo oferece. Quem procura santificação é comparado ao óleo e a água que não se misturam, mesmo estando juntos. Quem não procura santificação é comparado ao café com leite, que não há separação. Estamos no mundo , mas não somos do mundo.

Comentário Adicional:

O inevitável, difícil, mas necessário processo da santificação: não adianta espernear ou fazer birra!

É recomendação biblica: Levítico 20:7 "Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o SENHOR vosso Deus".

A santificação plena só ocorrerá na glorificação, mas ela se desenvolve gradualmente no transcorrer da vida: "Hebreus 10:14 Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados" ... "Hebreus 2:11 Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos".

A condução do nosso processo de santificação é particularmente personalizado, o qual O Senhor realiza de maneira diferente na vida de cada cristão genuíno, e não adianta espernear ou fazer birra diante do Senhor, pois Ele, como oleiro, sabe trabalhar perfeitamente com o "barro", que somos nós: Jeremias 18:1 "A PALAVRA do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: 2 Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. 3 E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, 4 Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. 5 Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel". A santificação, enfim, é uma obra de assenhoramento que o Espírito Santo vai realizando gradativamente em nós, cristãos, aplicando as verdades escriturísticas ao espírito humano e que reverbera na vida do cristão conformando-o pouco a pouco à imagem de Seu Filho. O Senhor sempre opera um desmame das antigas afeições pecaminosas do coração de todo verdadeiro cristão, por meios que nem sempre entendemos, até mesmo pela via do sofrimento.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Fonte: http://www.ebd316.com.br/ Acesso em 28 maio 2024.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.