ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024
Jovens e Adultos - Betel - ORDENANÇAS BÍBLICAS: Doutrinas fundamentais imperativas para o cristão para uma vida bem-sucedida e de comunhão com Deus
COMENTARISTA: ABNER FERREIRA
COMENTÁRIO: PB. LENILTON FERREIRA DA SILVA
LIÇÃO Nº 6 - ORDENANÇA PARA UMA VIDA DE OBEDIÊNCIA E SUBMISSÃO
COMENTÁRIO ADICIONAL
INTRODUÇÃO
Obediência trata-se de um princípio bíblico, revelado desde o início da humanidade e é requerido por Deus aos homens até a consumação dos séculos.
<p.1. Obedecer é melhor do que sacrificar:
A obediência é um conceito central em ambos os Testamentos, delineando a maneira pela qual o povo de Deus deve responder a Ele. Deus valoriza a obediência genuína de seu povo, em contraposição a um mero serviço superficial ou conformidade com rituais religiosos. O profeta Samuel destacou a importância da obediência quando repreendeu Saul por sua desobediência ao sacrificar parte dos despojos da vitória sobre os amalequitas, declarando: "[...] o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros" (1 Sm 15.22).No Novo Testamento, o foco se desloca da obediência à Lei mosaica para a obediência a Jesus Cristo. A Grande Comissão, dada por Jesus aos seus discípulos, inclui a instrução para fazerem discípulos, ensinando-os a "obedecer" (gr. Tēreō) o que Cristo ordenou (Mt 28.19,20, ARA). O amor dos discípulos por Jesus os motiva a obedecer aos seus mandamentos (Jo 14.15,21-24; 1 Jo 5.3; 2 Jo 6), e a obediência dos discípulos, por sua vez, os mantém no amor de Jesus (Jo 15.10).
Fonte: http://www.ebd316.com.br/ Acesso em 07 maio 2024.