Jardim, Maternal e Berçario

Lição 4 - Jardim de Infância - Um amigo é curado

ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO-SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2021

Jardim de Infância - O meu amigo Jesus é poderoso

COMENTARISTA: KAREN BANDEIRA

COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 4 – UM AMIGO É CURADO

Texto Bíblico: Mc 2.1-12.

Objetivo

Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a crer que Jesus é poderoso não apenas para curar, mas Ele sendo Deus, nos perdoa os pecados.

Versículo do dia

“Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”. (1 Jo 1.7 – NTLH)

Nesse versículo percebemos ser impossível manter uma real comunhão com Deus se não houver em nós uma comunhão plena, real com nossos irmãos. Andar na luz é manifestar o caráter de Deus através de nosso viver diário. É no ser justo, no amar as pessoas (independente delas serem boas ou más) que nos afasta do pecado, da prática do mal.

História Bíblica

Quando Jesus esteve aqui na terra curou muitas pessoas: aleijadas, leprosas, endemoninhadas e cegas.

Ele andava pelas ruas e as pessoas O seguiam. Todas queriam ver Jesus e ouvir Suas histórias. Ele era bondoso com todos. O problema é que muitas pessoas, milhares delas, que queriam e precisavam, ia mesmo assim. Todos aqueles que tinham fé em Jesus eram curados.

Em Cafarnaum havia um paralítico que tinha cometido muitos pecados e acreditava que seus pecados tornaram-no paralítico. Ele desejava muito ser curado. Quando ouviu sobre as curas que Jesus fazia, ficou cheio de esperança. Mas... , como não caminhava, era impossível ir até onde Ele estava. Pensando, pensando, o paralítico voltou a se desanimar... Porém, ele tinha quatro bons amigos. E eles resolveram ajudá-lo. Como?

Vocês se lembram? (permitir respostas) Vamos abrir nossas Bíblias e ler o que fizeram. De dois em dois leiamos esta história em Marcos 2.3,4 (dar tempo para os pequenos ler).

Vamos construir o resto da história todos juntos. Uma pergunta:

Vocês têm amigos? Ter amigos é algo mui valioso! (fale sobre o valor da amizade)

O paralitico da história tinha não apenas um amigo, mas quatro amigos. O que eles fizeram? Colocaram o paralítico numa cama e foram até Jesus, que estava em uma casa lotada de pessoas, as quais também buscavam ajuda. Tanta gente havia ali que não cabia mais ninguém. O que fazer?

No tempo de Jesus, muitas dessas casas tinham uma escada ao lado que levava ao teto. Parte do teto era laje e outra parte era telhado. Quando os quatro amigos viram isto, animaram-se novamente e não desistiram; levaram o amigo com a cama para o teto.

Não deve ter sido fácil subir com o amigo e sua cama! Removerem uma parte do telhado e com cordas baixaram o paralítico até onde estava Jesus.

Jesus viu e admirou a dedicação daqueles amigos e viu a fé daqueles homens, pois sabia que a fé não era apenas do homem doente, mas seus amigos também criam. Mas Jesus sabia da necessidade de perdão que o paralitico tinha. Vocês se lembram que ele achava que sua doença era causada por seus pecados? Assim Jesus o perdoou e disse que tomasse sua cama e fosse para casa. E andando o homem foi feliz para sua casa.

As pessoas esperavam que Jesus curasse o corpo imóvel. Eles Jesus esperavam que Jesus curasse apenas o que se podia ver; o que incomodava aos olhos. Mas, Jesus fez muito mais que isto. Ele curou também o que é invisível às pessoas — a sua alma. Ele fez daquele homem um novo ser incrivelmente feliz. Este homem saiu daquele lugar saltando e louvando a Deus e retornou à sua casa.

Jesus Se importa conosco; Ele atende às nossas necessidades. Naquele dia todos disseram: “Hoje vimos maravilhas”.

Aplicação da lição

Enfatize aos pequenos que Jesus admirou-se da fé e amizade daqueles homens. Vamos orar pedindo a Deus que nos ajude para que nossas mãos possam ser como um daqueles amigos do paralitico, que as usou, ajudando Jesus a realizar a cura! Hoje, Ele continua querendo pessoas que ofereçam suas mãos para ajudá-lo a curar as pessoas.

Atividade-desafio

Desenhe mãos de cartolinas, dê para os pequenos colorir e oriente-os a escrever como podem pode ajudar aos amigos.

Fontes consultadas:

Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB

Bíblia NTLH – SBB

Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição

Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000

Colaboração para Portal Escola Dominical: Profª. Jaciara da Silva

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.