Adultos

Lição 3 - O perigo do ensino progressista VI

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL: Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia

COMENTARISTA: Douglas Roberto de Almeida Baptista

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 3 – O PERIGO DO ENSINO PROGRESSISTA

Nesta lição, veremos a tentativa dos ensinos progressistas de descaracterizar a autoridade da Palavra de Deus. O apostolo Paulo destaca que os últimos dias seriam de tempos trabalhosos. A substancialidade da fé daria lugar a uma mentalidade relativista em que as relações teriam como base o egoísmo e a busca desenfreada pelos prazeres. Entretanto, vale ressaltar que a deterioração moral e a corrupção da fé só seriam possíveis se, porventura, houvesse o enfraquecimento da ortodoxia bíblica. Estamos vivendo esses dias de desconstrução da Bíblia ou desqualificação a doutrina, estratégias malignas para tentar enfraquecer a fé dos cristãos e promover a baixa qualidade de vida espiritual.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A DESCARACTERIZAÇÃO DO CRISTIANISMO

Estamos vivendo em uma fase crítica da era cristã atual. O mundo está entregue a um pensamento relativista, que acaba influenciando diretamente as decisões de uma sociedade caída e voltada a entender os seus anseios pessoais. Fato é que os últimos dias apresentados pelo apóstolo Paulo em 2 Timóteo chegaram e avançam a passos largos apontando para uma deterioração da raça humana.

Os últimos dias incluem a era cristã na sua totalidade. Paulo, porém, profetiza pelo Espírito Santo que as coisas se tornarão piores à medida que o fim se aproximar [...] Os últimos dias serão assinalados por um aumento cada vez maior da iniquidade no mundo, um colapso nos padrões morais e a multiplicação de falsos crentes e falsas igrejas dentro do Reino de Deis [...] esses tempos serão espiritualmente difíceis e penosos para os verdadeiros servos de Deus.

Observamos com preocupação o aumento da teologia progressista invadindo os templos, onde pessoas arrebanham vidas através de palavras cativantes, contudo, perigosas, pois elas visam aceitar o pecado do homem, e não transformá-lo para chegar às mansões celestiais.

Os hereges cativam as pessoas por meio da sedução e do engano. [...] Os que são seduzidos passam a ser escravos das paixões e são convencidos de que os prazeres do corpo não podem contaminar a alma. Dessa forma, os pecados morais, a libertinagem e o abuso do corpo são tolerados e escravizam, tais como a prostituição, a homossexualidade, a ideologia de gênero, as drogas e o aborto.

Destaque

Esse processo de distorção das Escrituras coaduna com a pergunta do Senhor Jesus: “Quando o Filho do Homem vier, será que ainda encontrará fé sobre a terra?” (Lc 18.8). A deterioração da qualidade de vida espiritual nos dias que antecedem a Volta de Cristo será o resultado do distanciamento dos homens em relação à crença na Palavra de Deus. A Bíblia destaca que “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela Palavra de Cristo” (Rm 10.17).

Se as pessoas abandonam a crença na Palavra de Deus, como haverá fé e conduta ilibada? O que resultará é uma fé inconsistente e, por conseguinte, uma vida espiritual conivente com as práticas mundanas. Por essa razão, a igreja não pode perder sua essência, mas deve ser a salvaguarda dos preceitos e valores da Palavra de Deus.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.