Adultos

Lição 3 - O avivamento em o Novo Testamento VI

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - AVIVA A TUA OBRA - O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 3 – O AVIVAMENTO EM O NOVO TESTAMENTO

Na lição desta semana veremos que o Novo Testamento é a revelação de Deus para a Igreja e a mensagem de salvação para toda a humanidade. Assim como no Antigo Testamento o testemunho da Lei e dos profetas foram importantes para trazer à memória dos israelitas os grandes feitos e instruções de Deus ao Seu povo para renovação da fé, assim também o Evangelho trata-se do testemunho de Cristo e das orientações dos apóstolos para uma vida cristã que condiga com a salvação eterna.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

O AVIVAMENTO NOS EVANGELHOS

Como falamos na primeira aula, avivar espiritualmente é uma operação soberana, irresistível e sobrenatural do Espírito Santo na Igreja para trazê-la de volta ao real cristianismo bíblico, onde Deus, ao avivar e reavivar a sua Igreja, Ele salva os crentes inconversos, liberta os carnais, opera prodígios, levanta os caídos. E mais: multidões são batizadas com o Espírito Santo, os crentes buscam a santificação, os perdidos clamam pela salvação em Cristo Jesus (como nos avivamentos de Mt 3.1-5; At 16.30), prevalecendo sempre o espírito de unidade de alma entre os crentes e não apenas união externa, egoísta e efêmera.

Esse avivamento foi gerado em nós através do poder da Palavra de Deus em nós, pois através da poderosa mensagem do Evangelho, fomos transformados e regenerados por Deus, passando assim a ser uma nova criatura em Cristo Jesus. E tudo isso está disponível a todo aquele que crê na mensagem da cruz.

Assim, a mensagem contida no Novo Testamento nos encaminha para o poder transformador do Evangelho em nós. Essa poderosa mensagem inicia pelos relatos contidos nos quatro evangelhos, que, mesmo cada um possuindo uma particularidade, objetivam-se em apresentar o Cristo que veio para ser o sacrifício aceitável para toda a humanidade.

Os quatro evangelhos também transmitem a mensagem que gera o avivamento no pecador, e que foi nos deixada pelo próprio Filho de Deus em seus ensinos. Encontramos também o relato de vidas que foram avivadas pelo poder do Senhor, como no caso da mulher Samaritana (Jo 4) e do endemoninhado gadareno (Mc 5).

Destaque

A palavra evangelho quer dizer “boas novas”. Cristo trouxe as “Boas Novas de salvação”. A situação de Israel era, talvez, a das piores na sua história. Por causa da sua desobediência ao Senhor, a nação passou cerca de quatrocentos anos sem ouvir a sua voz por visão, revelação ou profecia – o chamado período interbíblico. […] O Novo Testamento é a revelação última de Deus para o mundo. É a mensagem de salvação para toda a humanidade e para Israel, o povo escolhido. Sem dúvida alguma, é a mais graciosa e auspiciosa mensagem para todos os homens.

Jesus veio ao trazer ao mundo a maior e mais profunda revelação da realidade humana desde a sua origem no Éden. Ele, sim, trouxe o maior avivamento que o mundo podia ver e vivenciar (Mt 4.13-17).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.