Adultos

Lição 2 - Vem o Fim II

ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRANDO AO REI - AMERICANA/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - A JUSTIÇA DIVINA - A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel

COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 2 – VEM O FIM

...

A Desolação de Israel - Com. Bíblico - Matthew Henry (Exaustivo) AT e NT

Ezequiel 7. 1-15

Nós temos aqui uma advertência feita com a devida antecedência sobre a destruição da terra de Israel, que estava agora se aproximando rapidamente. Deus, através do profeta, não apenas envia avisos sobre ela, mas a repetirá nas mesmas expressões, para mostrar que a coisa é certa, que está próxima, que o próprio profeta está abalado por eles e deseja que eles também o estejam, mas os encontra surdos, estupefatos e impassíveis. Quando a cidade está em chamas, os homens não recorrem a palavras bonitas e a expressões incomuns para com elas fazerem um relato da situação, mas choram pelas ruas, em voz alta e lamuriosa: “Fogo! fogo!” Assim o profeta aqui proclama: Um fim! Um fim! Ele chegou, Ele chegou! Eis que Ele chegou! Aquele que tiver ouvidos para ouvir, ouça!

I

Veio um fim, o fim chegou (vv. 2,3,6): Agora veio o fim sobre ti – o fim para o qual toda a sua maldade tinha uma tendência, do qual Deus lhes havia falado freqüentemente e ao qual ela finalmente chegaria, quando através de Seus profetas Ele havia lhes perguntado: O que tu farás no final disso? – o fim em função do qual todos os julgamentos anteriores haviam operado, como os meios para desencadeá-lo (agora a destruição deles será completada) – ou o fim, isto é, o término de sua pompa, a destruição completa de sua nação, como o dilúvio foi o fim de toda a carne, Gênesis 6.13. Eles haviam se iludido com esperanças de que logo veriam o fim de seus problemas. “Sim,” diz Deus: “O fim chegou, mas um fim deprimente, não o fim esperado” (o qual é prometido aos remanescentes fiéis entre eles, Jeremias 29.11); “É o fim, aquele fim sobre o qual tu foste tão freqüentemente avisado, aquele fim derradeiro para o qual Moisés desejava que atentasses (Dt 32.29), do qual Jerusalém não se lembrou, e por isso caiu de um modo surpreendente,” Lamentações 1.9. Esse fim demorou a chegar, mas agora chegou. Embora a destruição dos pecadores venha lentamente, ela com certeza chega. “Chegou. Ela te espreita. Está pronta para te aprisionar.” Isso talvez aponte para mais adiante, para a última destruição daquela nação pelos romanos, da qual a destruição dos caldeus era um sério aviso. E ainda mais adiante, para a destruição final do mundo dos incrédulos. O fim de todas as coisas está próximo. E o fim de Jerusalém era um sinal do fim do mundo, Mateus 24.3. Ó, se todos nós pudéssemos ver o fim dos tempos e dos dias, que está tão próximo, e o fim ainda mais próximo do nosso próprio tempo e dos nossos dias, para que pudéssemos assegurar uma boa recompensa final! Daniel 12.13. Esse fim vem sobre os quatro cantos da Terra. A destruição, como será final, será, portanto, total.

Nenhuma região da terra escapará. Não, nem mesmo aquela que estiver mais distante. Tal será a destruição do mundo. Todas essas coisas serão dissolvidas. Assim será a destruição dos pecadores. Ninguém poderá evitá-la. Ó, quem dera a maldade dos iníquos pudesse chegar logo ao fim, antes que ela os levasse ao fim!

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.