Adultos

Lição 2 - Vem o Fim III

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - A JUSTIÇA DIVINA - A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel

COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA

COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

LIÇÃO Nº 2 – VEM O FIM

Texto: Ezequiel 7.1-10

Introdução: O Atalaia de Deus soa o alarme do iminente perigo, anuncia que o inevitável juízo divino se aproxima. (A) Seis aspectos da profecia de juízo contra Israel em Ezequiel 7: 1) será uma destruição completa (vv.1-6); 2) Uma destruição iminente (vv.7-10); 3) uma destruição inevitável (vv.10_-15); 4) não haveria obstáculo para essa destruição (vv.16-19); 5) o templo não seria poupado (vv.20-22); 6) uma destruição universal (vv.23-27). (Bíblia de Estudo Pentecostal)

I – SOBRE A PROFECIA

1- Introdução (vv.1,2a).

1.1. A chancela divina usada pelo profeta

. Ezequiel usou a fórmula dos profetas: ‘veio a palavra do Senhor a mim’ (Ez 7.1)

. Ezequiel usou a fórmula dos profetas: ‘assim diz o Senhor’ (Ez 7.2)

1.2. Como era recebida essa mensagem?

. Era uma comunicação divina inconfundível

. Ocorria por meio de visões

. Uma mensagem recebida de forma externa

. Uma mensagem direta

. Uma mensagem bem audível

1.3. Deus é a fonte da profecia de Ezequiel, também (2Pe 1.20,21)

2- Extensão (Ez 7.2b)

2.1. ‘Para Israel’ (Hb: adamah ysrael) (Ez 7.2)

. Aparece 17 vezes no livro de Ezequiel

. Isso indica a ira divina sobre o povo de Israel no seu próprio território

2.2. ‘O fim vem sobre os quatro cantos da terra (Ez 7.2)

. Isso quer dizer que essa profecia é global

. A expressão ‘quatro cantos da terra’, refere-se a toda a terra (Is 11.12; Ap 7.1)

3- Quando? (Ez 7.3a,8a)

3.1.‘Agora’ (Ez 7.3) (Hb: ‘attah’)

. Ressalta a iminência do fim

3.2.‘Depressa’ (Ez 7.8)

. Fala da urgência desse fim

3.3.‘Vem’ (Hb: ‘ba’ do verbo vir)

. Aparece 10 vezes nesse curto trecho da profecia

. Em 4 delas aparece numa ação contínua e ininterrupta:

. ‘eis que um só mal vem’ (Ez 7.5b)

. ‘eis que vem’ (Ez 7.6b)

. ‘vem a tua sentença’ (Ez 7.7a)

. ‘Eis aqui o dia, eis que vem’ (Ez 7.10)

II – SOBRE O FIM

1- Sentido (Ez 7.2b, 3a, 6).

1.1. ‘Fim’ (Hb: qéts): fim, destruição, ruína, morte, condenação

1.2. ‘O fim’ (Hb: há-géts): Tem o sentido de julgamento (Gn 6.13; Am 8.2)

1.3. Ez 7.2,3,6 revela um discurso poético para impactar os leitores originais

. A leitura poética era fácil de memorizar

2- Expressões repetidas sobre o fim

2.1. As repetições das palavras ‘vem o fim’ talvez era para causar pânico no destinatário original

. ‘Vem o fim, o fim vem” (Ez 7.2)

. ‘Agora, vem o fim” (Ez 7.3)

. ‘Vem o fim, o fim vem” (Ez 7.6)

. ‘eis que vem; veio a tua ruína” (Ez 7.10)

2.2. Os profetas, durante séculos, vinham chamando o povo, que era conhecedor da lei de Moisés e do Pacto do Sinai, ao arrependimento

3- A repetição da sentença

3.1. Ezequiel 7.4,9 estão repetidos

. Esse juízo é compatível com a natureza divina (Na 1.3)

. Um dos objetivos era a erradicação da idolatria (Ez 7.3,4,8,9)

. O juízo era o único remédio para o povo (2Cr 36.16)

3.2. Somos seres morais e prestaremos contas a Deus pelos nossos atos (Ec 12.13,14; Gl 6.7).

III – SOBRE O INIMIGO

1- “Já floresceu a vara” (Ez 7.10).

1.1. ‘Vara’: significa o rei Nabucodonosor

. Nabucodonosor foi usado como um chicote de Deus para açoitar Jerusalém, em Judá (Jr 27.8; 51.20-24)

. Relembremos que, também, o rei da Assíria foi o chicote de Deus para açoitar Samaria, os filhos de Israel do Reino do Norte (2Rs 17.3; Is 10.5; 20.1)

. Deus tem os seus métodos para que o povo se arrependa dos seus pecados

2- “Reverdeceu a soberba” (Ez 7.10b)

2.1. O rei Nabucodonosor foi cruel na aplicação dos castigos (2Rs 25.7; 2Cr 36.17; Jr 52.10,11),

. Desta forma o furor de Javé se acendeu contra a Babilônia (Jr 51.34,55,56)

2.2. Deus julga os poderosos que abusam da autoridade e cometem atrocidades

3- O rei Nabucodonosor.

3.1. Nabucodonosor (Língua Acádica) : Nabu protegeu minha herança

. Esse nome aparece 30 vezez no Antigo Testamento

. Esse nome aparece 04 vezes no livro de Ezequiel (Ez 26.7; 29.18,19; 30.10)

3.2. Nabucodonosor era filho de Nabopolassar, que reinou 21 anos na Babilônia (625-605 a.C.)

3.3. Nabucodonosor reinou 43 anos (605-562 a.C.)

4- A Babilônia.

4.1. Babilônia: (origem acádica, Bâb-ili): portão de deus

. (Hb: babel): Babel

. (Septuaginta): Babylon: ‘Babilônia’

4.2. O nome do país é o mesmo da capital

4.3. Caldeus e babilônios eram, no princípio, povos distintos.

. A palavra kashdu significa “conquistadores”, era usada para identificar as diversas tribos semitas que povoavam o norte do Golfo Pérsico, no sul da Babilônia, desde os dias de Abraão (Gn 11.28,31; 15.7)

. Isaías fala de babilônios e caldeus referindo-se ao mesmo império (Is 13.19; 47.1,5; 48.14,20)

Conclusão: Os julgamentos divinos na história mostram que o pecado jamais ficará impune e que a única maneira de escapar da condenação é através do arrependimento e da fé.

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