Adultos

Lição 13 - A verdadeira identidade do cristão II

ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRANDO AO REI - AMERICANA/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - OS VALORES DO REINO DE DEUS: a relevância do sermão do monte para a Igreja de Cristo

COMENTARISTA: OSIEL GOMES DA SILVA

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 13 – A VERDADEIRA IDENTIDADE DO CRISTÃO

...

COMENTÀRIOS DA BEP - CPAD

7.21 AQUELE QUE FAZ A VONTADE DE MEU PAI. JESUS ensinava enfaticamente que cumprir a vontade do seu Pai celestial é uma condição prévia essencial para a entrada no reino dos céus (cf. vv. 22-25; 19.16-26; 25.31-46). Isto, no entanto, não significa que a pessoa pode ganhar ou merecer a salvação mediante seus próprios esforços ou obras. Isto é verdadeiro pelas seguintes razões:

(1) O perdão divino o homem obtém mediante a fé e o arrependimento, concedidos pela graça de DEUS e a morte vicária de CRISTO por nós (ver 26.28 nota; Lc 15.11-32; 18.9-14).

(2) A obediência à vontade de DEUS, requerida por CRISTO, é uma condição básica conducente à salvação, mas CRISTO também declara ser ela uma dádiva ligada à salvação dentro do reino. Embora seja a salvação uma dádiva de DEUS, o crente deve buscá-la continuamente; recebê-la e evidenciá-la mediante uma fé sincera e decidido esforço. Esse fato é visto na Oração Dominical (6. 9-13) e nas muitas exortações para que o crente mortifique o pecado e se apresente a DEUS como sacrifício vivo (cf. Rm 6. 1-23; 8. 1-17; 12.1,2; ver 5.6, sobre a fome e sede de justiça).

(3) O crente pode fazer a vontade de DEUS e viver uma vida justa em virtude dessa dádiva, i.e., a graça e o poder de DEUS e a vida espiritual que lhe são comunicados continuamente mediante CRISTO. As Escrituras declaram: Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de DEUS... Porque somos feitura sua (Ef 2.8-10).

(4) DEUS sempre torna possível a prática da obediência que Ele requer de nós. Isto é atribuído à ação redentora de DEUS. Porque DEUS é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade (ver Fp 2.13). Todavia, o dom da graça de DEUS não anula a responsabilidade nem a ação humanas. O crente deve corresponder positivamente ao dom divino da obediência (ver Fp 2.12; Jd 20,21,24; Ef 4.22-32), todavia ele é livre para rejeitar a graça de DEUS, para recusar aproximar-se de DEUS por meio de CRISTO (ver Hb 7.25), e para recusar orar por uma vida de obediência e viver essa vida (ver Mt 5.6).

7.22 MUITOS ME DIRÃO NAQUELE DIA. Nos versículos 22,23, JESUS declara enfaticamente que muitos que profetizam, pregam ou realizam milagres em seu nome estão enganados, pensando que são servos de DEUS quando, na realidade, Ele não os conhece. Para não ser enganado nos últimos dias, o dirigente de igreja, ou qualquer outro discípulo, deve apegar-se totalmente à verdade e à justiça reveladas na Palavra de DEUS (ver Ap 22.19) [AQUI CABE AOS NÃO CRISTÃOS SALVOS, POIS JESUS NÃO OS CONHECE POR NUNCA TEREM SE CONVERTIDO (VIVEM NA IDOLATRIA) E O TEXTO "NAQUELE DIA" SE REFERE AO JUÍZO FINAL DADO AOS QUE VIVERAM DURANTE O PERÍODO DA GRANDE TRIBULAÇÃO, QUANDO APARECERÃO MUITOS FALSOS CRISTOS QUE FARÃO PROEZAS - Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos. Marcos 13:22].

7.23 NUNCA VOS CONHECI. Estas palavras de CRISTO deixam plenamente claro que uma pessoa pode pregar o evangelho em nome de CRISTO, expulsar demônios e operar milagres, sem essa pessoa ter genuína fé salvífica em CRISTO. EXEMPLO DISTO SÃO OS PAIS DE SANTO, OS MÉDIUNS, FEITICEIROS, PADRES, ESPÍRITAS EM GERAL, QUE MUITAS VEZES SÃO USADOS POR SATANÁS PARA CURAR PESSOAS E ATÉ PARA REALIZAREM MILAGRES).

(1) Paulo nos adverte que o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz . Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça (2 Co 11.14,15; cf. Mt 24.24). Paulo torna claro que a simulação de uma unção poderosa pode ser operação de Satanás (ver 2 Ts 2.9,10; Ap 13.3,12).

(2) Muitas vezes, DEUS aniquila a atividade de Satanás nos falsos pregadores, a fim de salvar ou curar aqueles que, sinceramente, recebem a Palavra de DEUS (ver Fp 1.15-18). DEUS sempre deseja que aqueles que proclamam o evangelho sejam justos (ver 1 Tm 3.1-7); porém quando uma pessoa má ou imoral prega a Palavra de DEUS, ainda assim Ele pode operar no coração daqueles que recebem a sua Palavra e entregam-se a CRISTO. DEUS não aprova nenhum falso pregador do evangelho, mas Ele certamente confirmará a verdade bíblica, e aqueles que a aceitam pela fé.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.