Adultos

Lição 13 - A verdadeira identidade do cristão VI

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - OS VALORES DO REINO DE DEUS: a relevância do sermão do monte para a Igreja de Cristo

COMENTARISTA: OSIEL GOMES DA SILVA

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 13 – A VERDADEIRA IDENTIDADE DO CRISTÃO

No Reino de Deus, as palavras devem estar de acordo com as ações. Não podemos normalizar uma cultura em que se pensa uma coisa e se faz outra. Isso é incoerência. Pensar e praticar o que se pensa é retidão cristã. Nesse sentido, nossa mensagem terá credibilidade quando for confirmada pela prática. Nossa prática será mais bem compreendida quando apresentar o pensamento que a fundamenta. Um não pode estar à parte do outro. Por isso que a conclusão do Sermão do Monte traz duas imagens para refletir a respeito dessa coerência entre verdade e prática.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, apresentando um subsídio a parte da revista, com um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A CONDENAÇÃO DOS FALSOS SEGUIDORES DE JESUS

Alguns que se autodenominam atletas podem gabar-se de sua atuação em um esporte, mas isto não prova suas habilidades inatas. Do mesmo modo, nem todo aquele que fala sobre o céu faz parte do Reino de Deus. Jesus está mais preocupado com o nosso comportamento do que com o nosso discurso. Ele quer que façamos o que é certo, e não apenas ensinemos o que é correto […] Ao relatar os versículos 21-23 de Mateus 7, Jesus expôs as pessoas cheias de religiosidade, mas que nãos tinham um relacionamento pessoal com Ele.

A mensagem de Jesus transmite uma grande verdade constante não só nos seus dias, mas que pode ser verificada e que grita em nossa realidade. Muitos, valendo-se do título de “profetas” ou “homens de Deus” – olhando também para as mulheres, iludem pessoas com suas performances agradáveis aos ouvidos e aos olhos, contudo, no coração habita o engano que será julgado por Deus no momento certo.

Muitos que profetizam, pregam ou realizam milagres em seu nome estão enganados, pensando que são servos de Deus quando, na realidade, Ele não os conhece. Para não ser enganado nos últimos dias, o dirigente de igreja, ou qualquer outro discípulo, deve apegar-se totalmente à verdade e à justiça reveladas na Palavra de Deus, e não considerar o “sucesso ministerial” como padrão de avaliação no seu relacionamento com Cristo.

O chamado para servir ultrapassa as barreiras da facilidade apresentada e vivida por alguns. Ser servo é fazer aquilo que o seu senhor manda, ou seja, como servos de Cristo precisamos viver e fazer a Sua vontade, mesmo que para tal não recebamos a aceitação de um determinado público.

Aquele que procura ser reconhecido nessa terra pode não estar sendo reconhecido no céu. Entenda que a aceitação humana nunca representará o concorde divino. O dito popular de que “a voz do povo é a voz de Deus” é falido em sua origem, pois o povo procura o bem que lhe agrada, enquanto Deus conhece o verdadeiro bem que precisamos. Destarte, precisamos afirmar que: “é melhor ser um desconhecido nesta terra do que um desconhecido no céu”.

“Nunca vos conheci” (Mt 7.23). Estas palavras de Cristo deixam plenamente claro que uma pessoa pode pregar o evangelho em nome de Cristo, expulsar demônios e operar milagres, sem essa pessoa ter genuína fé salvífica em Cristo. As Escrituras nos ensinam que a pregação evangélica eloquente, um manifesto zelo pela justiça e a operação de milagres podem ter lugar nesta era mediante a influência e o poder de Satanás. Paulo nos adverte que “o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz”. […] Deus sempre deseja que aqueles que proclamam o evangelho sejam justos; porém quando uma pessoa má ou imoral prega a Palavra de Deus, ainda assim Ele pode operar no coração daqueles que recebem a Palavra e entregam-se a Cristo. Deus não aprova nenhum falso pregador do evangelho, mas Ele certamente confirmará a verdade bíblica, e aqueles que a aceitam pela fé.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.