ASSEMBLEIA DE DEUS - MONTE TABOR/IMPETRATRIZ-MA
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017
Adultos - A razão da nossa fé: assim cremos, assim vivemos
COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA
COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA
LIÇÃO Nº7 – A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO
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Comentários de diversas Bíblias, Dicionários e comentários Bíblicos
Perfil de Liderança - BIBLIA DA LIDERANÇA CRISTÃ - John C. Maxwell
JESUS - Filho de DEUS, líder de DEUS. (Jo 3.1-21)
Um fariseu chamado Nicodemos reconheceu que havia algo especial em JESUS, algo que o punha à parte de todos os outros religiosos que ele já havia encontrado. JESUS parecia ter uma autoridade exclusiva em cada coisa que dizia ou fazia. Por essa razão, esse zeloso líder corretamente confessou a JESUS: "Ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se DEUS não estiver com ele" (Jo 3.2). Com essa afirmação, Nicodemos mostrou o quanto ele estava perto de compreender a verdadeira identidade de JESUS CRISTO.
Em seu diálogo com Nicodemos, bem como em seu encontro com a mulher samaritana junto ao poço, na série de milagres que JESUS realizou e em seus ensinamentos que seguem (Jo 4—6), JESUS propôs a si mesmo, em palavras e feitos, como Aquele que DEUS tinha enviado para ser o Salvador do mundo.
Nicodemos reconheceu que JESUS tinha sido enviado por DEUS, mas, na verdade, havia muito mais nele do que isso. JESUS não tinha apenas sido enviado por Deu; ele era também o próprio DEUS encarnado, o Filho de DEUS, ou seja, o DEUS verdadeiro e vivo.
Visto que nenhum de nós pode reclamar a elevada herança de JESUS, também nenhum de nós pode querer equiparar-se à liderança que ele teve enquanto esteve entre nós em forma humana. Mas nós podemos olhar para ele como o modelo e exemplo de liderança perfeita e suplicar ao ESPÍRITO SANTO (como ele o fez) para que nos capacite em nossa liderança.
JESUS CRISTO, o Mestre - Comentário Biblico TT W. W. Wiersbe - (Jo 3:1-21)
Observamos anteriormente a ligação entre João 2:23-25 e 3:1. A princípio, o que chamou a atenção de Nicodemos foram os milagres de JESUS. Desejava saber mais sobre JESUS e as doutrinas que ensinava. O próprio Nicodemos era "o mestre dos judeus" (Jo 3:10, tradução literal) e tinha grande respeito pelo Mestre da Galiléia.
Nicodemos era fariseu, o que significa que vivia dentro das normas religiosas mais rígidas possíveis. Nem todos os fariseus eram hipócritas (como poderia se inferir pelos comentários de JESUS registrados em Mt 23), e tudo indica que Nicodemos foi extremamente sincero em sua busca pela verdade. Foi procurar JESUS à noite, não porque temesse ser visto, mas provavelmente porque desejava ter uma conversa tranqüila e sem interrupções com o novo Mestre "vindo da parte de DEUS". O fato de Nicodemos usar o plural ("sabemos") e de JESUS responder com "importa-vos" (Jo 3:7) pode indicar que Nicodemos representasse os líderes religiosos. Era um homem de altíssimo caráter moral e de profundo anseio espiritual, mas que sofria de grande cegueira espiritual.
A fim de ensinar Nicodemos a respeito das verdades básicas da salvação, o Senhor usou quatro ilustrações bem diferentes.
Nascimento (vv. 1-7). JESUS começou com o que era conhecido, a experiência universal do nascimento. O termo traduzido por "de novo" também significa "do alto". Apesar de todos os seres humanos terem passado pelo nascimento natural neste mundo, caso desejem ir para o céu, devem passar pelo nascimento espiritual do alto.
Deparamo-nos novamente com a cegueira dos pecadores: Nicodemos, líder religioso e homem culto, não entendeu o que o Salvador dizia. JESUS estava se referindo ao nascimento espiritual, mas Nicodemos não conseguia pensar além do nascimento físico. Hoje em dia, a situação não é diferente. Quando falamos às pessoas da necessidade de nascer de novo, é comum começarem a falar sobre a tradição religiosa de sua família, sobre a igreja onde são membros, sobre aspectos cerimoniais, e assim por diante.
Uma vez que era um Mestre paciente, JESUS tomou como ponto de partida as palavras do próprio Nicodemos e explicou melhor o novo nascimento. "Nascer da água" significa nascer fisicamente ("voltar ao ventre materno e nascer segunda vez"), mas nascer de novo significa nascer do ESPÍRITO. Assim como ambos os pais são necessários para que ocorra o nascimento físico, também são precisos dois "pais" para que se dê o nascimento espiritual: o ESPÍRITO de DEUS (Jo 3:5) e a Palavra de DEUS (Tg 1:18; 1 Pe 1:23-25). O ESPÍRITO de DEUS usa a Palavra de DEUS e, quando o pecador crê, DEUS concede vida espiritual.
JESUS não ensinou que o novo nascimento se dá pelo batismo com água. No Novo Testamento, o batismo é relacionado à morte, não ao nascimento; nem toda água do mundo seria suficiente para realizar a transformação espiritual de uma pessoa. A ênfase em João 3:14-21 é sobre o crer, pois a salvação só é possível pela fé (Ef 2:8, 9). A evidência da salvação é o testemunho do ESPÍRITO dentro do que crê (Rm 8:9), e o espírito entra em nossa vida quando cremos (At 10:43-48; Ef 1:13, 14).
Por certo, o batismo com água faz parte de nossa obediência a CRISTO e de nosso testemunho de CRISTO (Mt 28:18-20; At 2:41). Mas não deve ser transformado em parte essencial da salvação; de outro modo, nenhum homem ou mulher temente a DEUS do Antigo Testamento teria sido salvo, tampouco o ladrão na cruz (Lc 23:39-43). Sempre houve apenas uma forma de ser salvo - a fé na promessa de DEUS; o que mudou ao longo das eras foi a manifestação exterior dessa fé.
Para que o nascimento humano ocorra, é preciso haver trabalho de parto (Jo 16:21), e o mesmo acontece com o nascimento do alto. Nosso Salvador realizou um trabalho na cruz para que pudéssemos ser membros da família de DEUS (Is 53:11). Os cristãos sinceros devem esforçar-se para orar e testemunhar, procurando sempre levar pecadores a CRISTO (1 Co 4:15; Gl 4:19).
Fonte:http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao7-arnf-3tr17-a-necessidade-do-novo-nascimento.htm Acesso em 06 ago. 2017
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